Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para prurido anal

Por Redação Doutíssima 16/12/2014

O prurido anal, ou coceira no ânus, caracteriza uma irritação da pele no final do intestino reto. Esse sintoma pode aparecer por fatores variados, e costumam ser piores à noite ou após a evacuação. Pode ser uma reação aos produtos químicos nas fezes ou então devido a uma inflamação na região anal.

 

prurido-anal

Alguns hábitos e remédios caseiros evitam a coceira no ânus. Foto: iStock, Getty Images

A intensidade do prurido anal aumenta se o indivíduo coçar, se não haver cuidados com a higiene no local ou se o ânus estiver úmido ou molhado – como quando a pessoa permanece com a roupa de banho molhada após banho de piscina ou mar.

Existem várias causas possíveis para o surgimento do prurido anal, como suor em excesso ou doenças de pele ao redor do ânus – alguns exemplos são eczema, psoríase, líquen escleroso e dermatite seborreica. Além de manter o ânus seco e limpo, há vários hábitos de higiene que ajudam a manter o controle sobre o problema.

 

Dicas para controlar o prurido anal

 

– Use papel higiênico macio e de boa qualidade

– Tome banho todos os dias e faça uma boa higienização

– Lave o ânus suavemente com água morna e bicarbonato de sódio, em caso de crise

– Limpe cuidadosamente a área após a defecação. Se possível, tome banho

– Use somente roupas íntimas de algodão macio e lave bem as peças

– Vista a cueca ou calcinha somente quando o ânus estiver completamente seco, evitando deixar a área úmida

– Evite usar calças apertadas

– Não aplicar sabonetes e sabão perfumado ou perfumes ao redor do ânus

– Mantenha suas unhas curtas para limitar os danos à pele quando você coçar a região anal

– Em casos de prisão de ventre, beba muitos líquidos e alimentos ricos em fibras, para não piorar a situação forçando a região ao defecar

– Não aplique produtos irritantes contendo álcool, corantes ou perfume na região anal.

 

Alimentação saudável ameniza o problema

 

Alguns alimentos podem piorar o prurido anal. Se o desejo de coçar aumenta depois de comer certas comidas, você deve tentar reduzi-las ou evitá-las. Em geral, tomates, alimentos picantes, frutas cítricas como laranja e limão, nozes, chocolate, produtos lácteos, café e quantidades excessivas de bebidas alcoólicas.

Tratamento caseiro para prurido anal

Para combater a coceira na região anal, um loção natural feita com hamamélis, alfazema e hortelã pode ser bastante eficaz, atuando como calmante para a pele. A hamamélis e a alfazema possuem propriedades adstringentes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar a inflamação, enquanto o hortelã acalma a pele irritada e diminui a coceira.

Antes de aplicar a loção, lave bem a região com água morna e sabonete líquido hipoalergênico, deixando a pele seca e preparada para receber os agentes benéficos.

Ingredientes

– 30 ml de extrato de hamamélis

 

– 20 gotas de óleo essencial de hortelã

 

– 20 gotas de óleo essencial de alfazema

Modo de Preparo

Misture bem todos os ingredientes em um pequeno frasco limpo e misture bem. A loção natural deve ser aplicada com um algodão sobre a área afetada, sempre que necessário.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!