Medicina Alternativa

Terapia reiki ajuda a aliviar a dor com o poder das mãos

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

Se você procura uma saída para vencer o estresse e relaxar das tensões neurológicas e musculares, a solução pode estar na terapia reiki. Essa técnica promete combater as principais doenças do século XXI, que costumam afetar muito a nossa saúde emocional. O segredo está na canalização da energia universal através da imposição de mãos.

 

O que é a terapia reiki?

A técnica utiliza as mãos, sem o toque e métodos de visualização simples, com o objetivo de melhorar o fluxo de energia vital em uma pessoa.

Reiki significa “energia vital universal” em japonês. Praticantes da terapia reiki são treinados para detectar e atenuar problemas de fluxo de energia no nível físico, emocional e espiritual.

terapia-reiki

Reiki tem como foco a cura pelas mãos e é utilizado como terapia de reequilíbrio. Foto: iStock, Getty Images

Criado em 1922 pelo monge budista Mikao Usui, o reiki é a energia que permeia toda a existência, e anima tudo o que vive. Diferente de um tratamento paliativo, que busca amenizar sintomas, ele foi reconhecido em 2002 pela Organização Mundial da Saúde como terapia integrativa.

 

De acordo com a terapeuta Adryana Costa, a maioria das doenças que se manifestam em nível físico já estavam presentes nas estruturas mais sutis de nosso ser. “À medida que flui o reiki por áreas doentes ou em desequilíbrio, essa energia ajuda a purificar e desfazer sentimentos e pensamentos negativos que estavam influenciando este estado”, explica.

 

Durante uma sessão de terapia reiki, o paciente geralmente se deita sobre uma mesa de massagem. O praticante coloca as suas mãos sobre (ou diretamente em cima) o corpo do paciente em diversas posições, começando no topo da cabeça. Isso permite que a energia flua do praticante, por meio de suas mãos, para a pessoa que está sobre a mesa.

 

Alguns mestres da terapia afirmam que conseguem tratar os pacientes sem estar perto deles, como uma espécie de cura à distância.

 

Benefícios da terapia reiki

Quando o fluxo da energia vital é interrompido, enfraquecido ou bloqueado, problemas emocionais ou de saúde tendem a ocorrer. Desequilíbrios podem ser causados por muitas situações que ocorrem em nossas vidas, tais como trauma emocional ou físico, lesão e pensamentos ou sentimentos negativos.

 

Conheça a seguir alguns dos benefícios atribuídos à terapia reiki:

 

– Cria um relaxamento profundo e ajuda o corpo a liberar o estresse e a tensão

– Acelera a capacidades de autocura do corpo

– Melhora o sono

– Reduz a pressão arterial

– Pode ajudar com problemas crônicos, como asma, eczema e dores de cabeça

– Ajuda a aliviar a dor

– Auxilia o organismo na limpeza das toxinas

– Aumenta a vitalidade e adia o processo de envelhecimento.

 

O que diz a ciência

Entre a comunidade científica, não há consenso sobre a terapia reiki. Enquanto alguns estudos indicam que ela não possui resultados evidentes, outros concluem que é opção de tratamento complementar para algumas condições.

 

Alguns levantamentos mostram, por exemplo, que há eficácia do reiki na redução da ansiedade em mulheres submetidas a histerectomias e na diminuição da dor em pessoas com doenças crônicas.

 

A técnica pode ser usada em pacientes com câncer, por exemplo, não para curar o tumor, mas sim para reduzir sua dor e ansiedade. De acordo com um recente estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a terapia reiki serviu para esse propósito em alguns pacientes com câncer.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!