Medicina Alternativa

Cura pelas cores: cromoterapia trata depressão e outras doenças

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

Com suas raízes no Antigo Egito, a cromoterapia é uma forma de terapia holística que está se tornando cada vez mais popular. O método consiste em trabalhar com as cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e mental das pessoas.

Cromoterapia usa sete cores

Para a cromoterapia, sete cores são usadas, e cada uma delas está diretamente ligada aos sete chakras localizados ao longo da coluna vertebral, que são considerados campos de energia que têm influência nas nossas emoções e na nossa saúde corporal. Doenças como o hipotireoidismo, por exemplo, são associadas ao chakra da garganta, que corresponde à cor azul.

Cromoterapia usa cores para curar doença e restaurar equilíbrio físico e mental. Foto: Shutterstock

Cromoterapia usa cores para curar doença e restaurar equilíbrio físico e mental. Foto: Shutterstock

Origem da cromoterapia

Já nos anos 50, a cromoterapia foi usada em berçários de hospitais para o tratamento de icterícia em recém nascidos. Nos dias de hoje, vários tratamentos de luz com cores são usados ​​para tratar a acne e outras doenças da pele.

A terapia de luz brilhante, que estimula todos os campos de energia do corpo, é usada no tratamento da depressão e distúrbios afetivos sazonais. As terapias de luz vermelha e luz azul, por sua vez, são usadas ​​para melhorar o desempenho dos atletas.

Indicações da cromoterapia

Você sabe em que casos a cromoterapia é indicada? Confira a relação:

– Depressão;

– Ansiedade;

– Estresse;

– Fadiga;

– Dores em geral;

– Dor de cabeça;

– Enxaqueca;

– Diabetes;

– Pressão arterial elevada;

– Asma;

– Tosse.

Como a cromoterapia pode ajudar?

A técnica da cromoterapia pode ser feita através de luzes coloridas, e este serviço é oferecido em muitas clínicas estéticas ou centros holísticos.

Alguns profissionais também acreditam que as pessoas podem se beneficiar do uso de cores específicas em seu dia a dia. Com isso, podemos usar as cores na decoração da casa e também em nossas roupas. Conheça as cores usadas na cromoterapia, e também o que cada uma delas simboliza:

– Vermelho: segundo a cromoterapia, a cor vermelha ativa a circulação sanguínea e estimula o sistema nervoso. Ela está ligada ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda toda a coluna vertebral.

– Azul: para os adeptos da cromoterapia, a cor azul atua para a baixa da pressão arterial e, além disso, possui função analgésica. Ela corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da nossa expressão verbal.

– Amarelo: o uso do amarelo atua nos olhos, nos ouvidos, nos ossos e nos tecidos internos. Essa cor está ligada ao chakra Plexo Solar, que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

– Laranja: a cromoterapia acredita que o laranja seja uma cor antidepressiva. Além disso, ela rejuvenesce e melhora o funcionamento do nosso metabolismo. Ligada ao chrakra umbilical, ela comanda as ações relacionadas ao sexo.

– Verde: esta cor atua no chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório. Pode ajudar, também, no combate à insônia.

– Índigo: segundo a cromoterapia, essa cor controla o sistema nervoso, pois corresponde ao chakra frontal. A cor índigo purifica o sangue e tem um efeito anestésico.

– Violeta: corresponde ao chakra coronário, localizado no alto da cabeça. A cor violeta atua acalmando os nervos e os músculos, bem como eliminando infecções e inflamações.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

7 Coisas que você precisa saber sobre as plantas medicinais

Conheça remédios caseiros que são aprovados em pesquisas científicas

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

5 Hábitos para uma vida saudável

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Remédios caseiros e medicina alternativa: conheça o poder das plantas que curam