Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a dermatite

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

O aparecimento de manchas e coceira na pele pode ser um sinal de que há alguma coisa errada com o seu organismo. Esses são sintomas da dermatite, por exemplo. Suas causas são diversas, desde as mais simples até as mais graves, que exigem tratamento médico especializado. Nos casos mais brandos, porém, é possível o tratamento através de remédios caseiros.

dermatite

A dermatite pode ter seus sintomas amenizados com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a dermatite

dermatite é uma doença que provoca uma inflamação nas camadas superficiais da pele. As alergias podem surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês, principalmente pelo contato da fralda com a pele.

São várias as causas para o surgimento da doença, como contato com alguma substância que cause alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca. Os principais sintomas são o aparecimento de erosões, enrijecimento, vermelhidão, coceira, micoses, comichão e ressecamento.

Para reduzir esses sintomas e aliviar o desconforto, existem diversos remédios caseiros que são muito úteis, como as receitas abaixo. Mas é importante também consultar um médico caso o problema persista, pois há diferentes tipos de dermatite e seu tratamento é específico para cada um.

Conheça os melhores remédios caseiros para tratar a dermatite

Babosa

Aplique um pouco de gel de aloe vera (também conhecida como babosa) sobre a pele e em poucos instantes você notará seus efeitos. A planta favorece a regeneração e hidratação da pele e contém propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Ela ajuda a acalmar a ardência nos locais afetados.

Tomilho

Uma excelente dica é ferver um punhado de tomilho em um litro de água e, quando estiver pronto, fazer lavagens sobre a pele afetada. A coceira será aliviada logo em seguida. Ele contém propriedades antissépticas que impedem a infecção e são muito benéficas para todos os tipos de problemas de pele.

Malva

A erva é muito útil para diminuir os sintomas e tratar as erupções cutâneas. É uma das plantas com propriedades medicinais para a dermatite que mais se destacam e é também muito útil para tratar as espinhas. Recomenda-se adquirir algumas folhas secas de malva, fervê-las em meio litro de água e aplicá-la como compressa fria sobre a pele afetada durante 15 a 20 minutos, aproximadamente.

Karité

manteiga de Karité se obtém de frutos africanos e é ótima para proteger a pele contra o sol. Pode ser aplicada nos sinais de vermelhidão da pele.

Aveia

O ingrediente natural, que faz parte de muitos sabonetes, xampus e loções corporais, garante uma extrema nutrição à pele. Para aproveitar suas propriedades em casos de dermatite, ferva meia caneca de aveia em um litro de água e deixe esfriar. Depois, molhe uma compressa com o líquido resultante e aplique sobre as lesões ou feridas.

A aveia também é um cereal muito empregado no tratamento do eczema, pois alivia a coceira e reduz o enrijecimento. Outra opção é utilizá-la no banho, acrescentando uma xícara de aveia bem moída na água morna da banheira.