Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para retenção de líquido

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

Inchaço, aumento de peso e dores de cabeça são alguns dos sintomas comuns de um quadro de retenção de líquido. Uma quantidade excessiva de água e sódio no organismo causa o inchaço, devido a fatores de variação hormonal, como o período pré-menstrual feminino, casos de obesidade, falha de órgãos, hipotireoidismo e problemas circulatórios. Aprenda a fazer remédios caseiros para se livrar dessa condição.

Alimentação saudável e receitas caseiras acabam com a retenção de líquidos. Foto: iStock, Getty Images

Alimentação saudável e receitas caseiras acabam com a retenção de líquidos. Foto: iStock, Getty Images

 

Remérios para acabar com a retenção de líquidos

 

1. Erva-doce

 

As substâncias presentes na erva-doce ajudam a eliminar os líquidos em excesso através da urina. Prepare um chá da planta com uma colher (sopa) de erva-doce e uma xícara de água. Ferva os ingredientes em uma panela pequena durante cinco minutos.

Depois, mantenha a panela tapada até que o chá esfrie. Coe e beba três vezes ao dia, entre as principais refeições. Se quiser, adoce o chá com uma colher (chá) de mel.

2. Maçã

 

Rica em água e fibras, essa fruta reduz a retenção de líquido e limpa o organismo, desintoxicando e eliminando a água excedente do corpo. A maçã ainda ajuda no emagrecimento e atua contra a prisão de ventre e dores de gastrite.

Para preparar um chá com a casca da maçã, comece separando a casca de metade de uma fruta e 250 ml de água. Coloque tudo para ferver e deixe descansar por 10 minutos. Assim que a bebida amornar você pode beber. Tome esse chá três vezes ao dia.

3. Maçã e pimentão

 

Alimentos com propriedades diuréticas, a maçã e o pimentão agem contra a retenção de líquido, além de desintoxicarem o organismo. As fibras presentes na receita ainda proporcionam a diminuição do apetite e, em decorrência, o emagrecimento. Para preparar o necessário para três sucos diuréticos, separe um pimentão verde, três maçãs, um punhado pequeno de agriões e dois copos de água.

Lave o pimentão e as maçãs, abra-as ao meio e retire todas as sementes. Corte tudo em pedaços pequenos e leve ao liquidificador. Bata tudo até que consiga uma mistura homogênea. Beba esse suco três vezes ao dia, antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Some esse tratamento a um maior consumo diário de água, bebendo dois litros por dia.

4. Carqueja

 

O chá de carqueja combate a retenção de líquido melhorando a filtração renal e a eliminação da água em excesso no organismo, o que irá diminuir o inchaço e o peso extra. Basta colocar uma colher de folhas secas da erva em uma xícara com água fervente. Tape por alguns minutos e tome depois que o chá estiver morno. Caso prefira, prepare o chá verde, que atua de forma muito semelhante.

5. Alimentação

 

Para combater a retenção de líquido invista em alimentos diuréticos e diminua o sal da sua dieta, preferindo por alho, cebola, noz moscada, alecrim, orégano e manjericão. No cardápio de frutas, insira o melão, melancia, abacaxi, maracujá, limão e morangos. Nas verduras e legumes, aposte no agrião, aspargo, salsa, coentro, berinjela, abóbora, chuchu, tomate, alface, cenoura, rúcula e almeirão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!