Medicina Alternativa

Pernas inchadas: aprenda a preparar remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

É comum que, depois de ficar muitas horas em pé, surja o problema das pernas inchadas. Além de feia esteticamente, essa condição pode causar desconfortos, como dores e dificuldade para caminhar. A notícia boa é que esse problema é facilmente tratado com receitas caseiras, que podem se mostrar muito eficientes.

 

pernas inchadas

Remédios caseiros e naturais ajudam a desinchar as pernas. Foto: iStock, Getty Images

 

Métodos caseiros para desinchar pernas

 

Um desses procedimentos que você pode fazer em casa para cessar o inchaço é o molho de água morna e sal. Para prepará-lo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 3 litros de água

– 2 colheres (sopa) de álcool

– Meio copo de sal grosso

O primeiro passo para fazer este remédio é aquecer a água até que ela fique morna. Feito isso, coloque a água em uma bacia (grande o bastante para que você possa colocar seus pés de molho) e adicione o sal grosso e o álcool. Misture até que o sal se dissolva totalmente.

Deixe suas pernas inchadas de molho na mistura por, no mínimo, 20 minutos. Durante esse tempo faça massagens do joelho até os pés com a água. Para que surjam resultados rapidamente, deve-se realizar esse procedimento todas as noites, até que o inchaço diminua perceptivelmente.

Outro remédio caseiro que traz bons resultados é o chá de castanha da índia. Ele é benéfico porque tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea. Os ingredientes desta receita são os seguintes:

– 1 ½ litro de água

– ½ colher (sopa) de sementes de castanha da índia com casca

Modo de Preparo

Ferva a água com as sementes da planta por até 10 minutos. Coe e espere esfriar. Para atingir o resultado desejado, tome uma xícara de chá de castanha da índia duas vezes por dia, uma vez após o almoço e outra depois do jantar.

 

Por que eu fico com as pernas inchadas?

 

As pernas inchadas ficam assim por conta da má circulação do sangue no corpo. Os motivos  pelos quais essa condição acontece variam de acordo com cada pessoa. Geralmente gestantes, idosos, obesos ou pessoas que passam muito tempo em pé são as que apresentam este quadro com mais frequência.

Entre os principais sintomas da má circulação estão as dores e cansaço nas pernas, formigueiro nas pernas, varizes, pele seca, calcanhares secos e rachados e a eventual ausência de pelos nas pernas. Pés gelados também são sintomas comuns.

A má circulação do sangue no corpo também pode ser uma doença hereditária, e os sintomas, como as pernas inchadas, aparecem, na maioria dos casos, no fim do dia. Algumas doenças, como a trombose, também podem ser a causadora do inchaço.

 

Outras maneiras de prevenir as pernas inchadas

 

Se você sofre com as pernas inchadas, além de tentar as duas receitas citadas acima, há outras medidas simples que ajudarão a diminuir os sintomas. A primeira dica é deitar, todos os dias, por cerca de 30 minutos, com as pernas mais altas que o corpo.

Fazer atividades físicas, como caminhadas, por exemplo, também ajuda. Beba pelo menos dois litros de água ou suco diurético diariamente e diminua a quantidade de sal na comida. Alimentos do tipo do melão, abóbora e pepino ajudam na circulação do sangue.