Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para dor de cabeça aguda

Por Redação Doutíssima 13/11/2014

Com a nossa rotina agitada, transito, preocupações, muitas vezes somos surpreendidos por uma dor de cabeça aguda. O normal é optarmos logo por fármacos, sem nem nos preocuparmos com as causas desse desconforto. Há, no entanto, uma série de opções naturais que podem aliviar e evitar esse incômodo.

Tipos de dor de cabeça aguda

As dores de cabeça podem ser classificadas em três categorias principais: dores de cabeça tensionais, enxaquecas e cefaleia. Pode haver muitas causas, como mudanças fisiológicas, constrição dos vasos sanguíneos, atividade anormal nos neurônios, causas genéticas, excesso de fumo, a falta de água no corpo, entre outras.

dor-de-cabeça-aguda

Uma dor de cabeça muito forte pode ser aliviada com remédios naturais. Foto: iStock, Getty Images

Normalmente, toma-se analgésicos para obter alívio da dor de cabeça aguda. Mas existem muitos remédios naturais que podem tratar a dor de cabeça de forma rápida e eficiente. Por exemplo, a falta de água afeta o suprimento de sangue e oxigênio e, portanto, provoca o desconforto. Beber um copo de água pode curar uma dor de cabeça causada pela desidratação em poucos minutos.

Conheça outros ingredientes naturais que podem ser utilizados para tratar uma dor de cabeça aguda.

Remédios caseiros para tratar dor de cabeça aguda

Hortelã

A hortelã possui propriedades antissépticas e antipruriginosas. O mentol é um componente primário da hortelã, que é muito eficaz no alívio da dor de cabeça aguda. Quem sofre com as enxaquecas pode colocar compressas com chá de hortelã na testa para aliviar o desconforto. Você também pode aplicar suco de hortelã nas têmporas para tratar a dor de cabeça.

Manjericão

O manjericão funciona como relaxante muscular, tornando-se um tratamento útil para dores de cabeça causadas por tensão muscular. Coloque algumas folhas de manjericão fresco em uma xícara de água fervente, deixe descansar por alguns minutos e depois saboreie o chá lentamente.

Para dores de cabeça leves, você pode mastigar algumas folhas de manjericão fresco ou massagear a cabeça com óleo de manjericão puro.

Canela

Já a canela pode curar a dor de cabeça aguda associada com um resfriado comum. Coloque um pouco de canela em pó em água, para fazer uma pasta grossa. Aplique a pasta para sua testa por alguns minutos.

Você também pode adicionar duas colheres de chá de canela em pó em meia xícara de leite e ferva por um ou dois minutos. Adicione uma colher de chá de mel, misture bem e beba a mistura. Faça isso pelo menos duas vezes por dia, quando estiver sofrendo com uma dor de cabeça aguda e persistente.

Matricária

Este remédio caseiro tornou-se popular na década de 1980, quando um estudo mostrou que 70% dos participantes tiveram menos enxaqueca depois de tomar matricária diariamente. Desde então, vários estudos têm demonstrado o benefício da matricária na prevenção e tratamento da dor de cabeça aguda.

Linhaça

Algumas dores de cabeça são causadas por inflamações, que podem ser reduzidas através do consumo de omega-3. A linhaça pode ajudar a proporcionar o alívio da dor de cabeça porque é rica nesse ácido graxo. Ela pode ser usada como um remédio de várias formas, incluindo o óleo ou usando as sementes inteiras em sua alimentação.