Medicina Alternativa

Veja como baixar a febre com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

O aumento da temperatura corporal não é uma doença em si, mas sim um sinal de que alguma coisa está errada em nosso corpo. Quando ela aparece, deixa qualquer um preocupado, principalmente quando a incidência é nas crianças. Nesse tipo de situação, seja qual for a causa do aumento de temperatura, é importante saber como baixar a febre.

 

como baixar a febre

Remédios caseiros ajudam a baixar a alta temperatura. Foto: iStock, Getty Images

 

Como baixar a febre com dicas caseiras

 

Quando o sintoma aparece, a maioria das pessoas tem dúvida e não sabe como baixar a febre. O mais indicado é que se tome algumas medidas caseiras e jamais se ingira remédios sem a prescrição médica. Se você quer aprender como baixar a febre, confira, abaixo, seis medidas simples e caseiras que podem lhe ajudar.

1. Fazer compressas de água fria no tronco, nos braços, nas pernas, no pescoço e no rosto ajuda a diminuir a temperatura do corpo, além de tirar a sensação de queimação do paciente.

2. Tomar banhos mornos (jamais gelados) é uma boa alternativa para baixar a febre, já que as duchas diminuem a temperatura do organismo e proporcionam a sensação de relaxamento do corpo.

3. Umas das dicas caseiras mais importantes para saber como baixar a febre é beber muita água para manter a temperatura do organismo estabilizada e o corpo hidratado, já que, durante o estado febril, suamos mais.

4. Procure se alimentar bem quando estiver com o sintoma, e dê preferência a comidas de fácil digestão. Mesmo que a febre diminua o apetite, é fundamental manter o corpo bem nutrido, pois a cada um grau de elevação na temperatura o organismo consome 12% a mais de energia.

5. Enquanto estiver com o sintoma, evite fazer atividades que exijam esforço físico e prefira manter-se em repouso. Esse estado clínico acelera os batimentos cardíacos e nos faz gastar mais energia.

6. Chás caseiros são excelentes alternativas naturais para aprender como baixar a febre. Um exemplo é o de gengibre com hortelã e sabugueiro, que possui propriedades sudoríficas, ou seja, elementos que facilitam a transpiração do corpo e diminuem a temperatura de maneira gradativa. Veja como prepará-lo:

Ingredientes

– 2 colheres (chá) de gengibre

– 1 colher (chá) de folhas de hortelã

– 1 colher (chá) de folhas secas da flor de sabugueiro

– 250 ml  de água.

Modo de Preparo

Ferva a água com os outros três ingredientes por cerca de 10 minutos. Após, coe o chá e beba uma xícara dele quente por pelo menos três vezes ao dia.

 

Por que temos febre?

 

O estado febril ocorre quando o nosso organismo está tentando expulsar elementos estranhos do corpo, o que aumenta a atividade dos anticorpos e da nossa imunidade natural. Portanto, não há como ditar uma causa especifica para este sintoma.

A febre geralmente vem acompanhada de sintomas como dores de cabeça, fraqueza, boca seca, pequena desidratação, dores no corpo e perda de apetite. Uma temperatura acima dos 38 graus já é considerada elevada, uma vez que 37 graus é o aquecimento ideal para os órgãos internos.

Você pode constatar a presença do estado febril com a ajuda de termômetros posicionados nas axilas ou na boca da pessoa. Esse aparelho pode ser adquirido com baixo custo em qualquer farmácia.