Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do sene

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

Se você está em busca de uma substância capaz de promover uma verdadeira limpeza em seu organismo, talvez uma xícara de chá de sene é o que você está procurando. Laxante poderoso, devido à presença de compostos chamados antraquinonas, ele funciona interagindo com as bactérias do trato digestivo, resultando em contrações intestinais que acabam com o problema de intestino preguiçoso.

 

sene

Sene é uma planta usada principalmente no combate à prisão de ventre. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre o sene

 

As duas folhas e vagens da planta são usadas ​​por seus efeitos laxativos, mas quase todas as suas partes possuem valor medicinal e têm sido usadas ​​há milhares de anos na fitoterapia da Índia. Ela está disponível em lojas de alimentos saudáveis ​​na forma de cápsulas, comprimidos, chás e extratos líquidos. Além da eliminação de toxinas do corpo, é possível observar vários outros benefícios desta planta para a saúde. Confira, abaixo, os principais.

 

Benefícios do sene à saúde

 

Doenças da pele

Os óleos essenciais da planta ajudam a aliviar a inflamação da pele. Por isso, ela é tradicionalmente usada na medicina ayurvédica com essa finalidade. É feita uma pasta, que pode ser utilizada como uma compressa para curar feridas, micoses, queimaduras e outros problemas na derme.

Constipação

Sendo um laxante, o sene é eficaz no alívio da constipação. Isso porque a planta consegue estimular os músculos do cólon, para empurrar a matéria fecal através do intestino mais rapidamente. Assim, as folhas agem sobre as paredes intestinais para provocar contrações, que levam a movimentos intestinais e assim curam efetivamente até mesmo os casos mais graves de constipação.

Já os glicosídeos presentes nas folhas ajudam os eletrólitos de transporte, fazendo com que os movimentos do intestino comecem dentro de seis a 12 horas após a sua ingestão.

Hemorroidas

O sene é eficaz no tratamento das hemorroidas, uma vez que reduz o inchaço e facilita a cura rápida. Além disso, como estimula a produção de fezes liquidas, torna mais fácil a defecação em condições patológicas, como uma fissura anal.

Propriedades antibacterianas

Os óleos essenciais, taninos e outros compostos do sene possuem propriedades antibacterianas. Com isso, inibem o crescimento e a proliferação de parasitas e microrganismos como bactérias e fungos. Mastigar a folha consegue curar infecções da boca e gengivite. A planta também possui propriedades inflamatórias fracas, o que pode aliviar o inchaço interno e externo.

Tratamento de indigestão

O chá de sene é eficaz no alívio de azia, náuseas, gases, inchaço e outros sintomas associados com a indigestão. Quando utilizado com outras ervas aromáticas, como o cardamomo, erva-doce, gengibre e hortelã-pimenta, pode diminuir o acúmulo de gases no estômago, através de suas fortes ações purgativas.

Precauções do uso do sene

O sene em excesso causa diarreia, o que pode levar à desidratação. Também é possível sentir náuseas e vomitar depois do uso da erva. Por isso, evite o seu uso por longos períodos, já que isso prejudica o funcionamento normal do cólon. Consulte o seu médico antes de consumir a planta se estiver grávida ou amamentando.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!