Medicina Alternativa

Conheça os benefícios da unha-de-gato para a saúde

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

Também conhecida como herinha, a unha-de-gato é uma planta medicinal que apresenta diversos benefícios para a saúde e, por isso, é muito utilizada como remédio caseiro para tratar diferentes males. É uma espécie trepadeira que cresce em forma de cipó e pode alcançar até 30 metros de altura. Suas folhas são verde-claras e ela apresenta espinhos curvados, em forma de gancho, que se assemelham com unhas de gato – por isso seu nome popular.

Ela é utilizada há mais de 2 mil anos pelos índios nativos do Peru. Seus benefícios para a saúde são tantos que, em 1994, ela foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como planta medicinal e está listada na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus). Fácil de ser encontrada, essa erva pode ser comprada em lojas de produtos naturais.

 

unha-de-gato

Apesar de medicinal, a unha-de-gato deve ser consumida com moderação. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios da unha-de-gato

 

Entre os tantos benefícios da unha-de-gato, cujo nome científico é Uncaria tomentosa, destacam-se ações anti-inflamatória, imunomoduladora, antioxidante, antitumoral e anti-hipertensiva. Também apresenta propriedades analgésica, antirreumática, antiviral, afrodisíaca, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética.

Ela é usada para reduzir a pressão sanguínea e tratar artrite, artrite reumatoide, osteoartrite, câncer, efeitos colaterais da quimioterapia, diabetes tipo 1, úlcera, candidíase, bursite, gastrite, hemorragia, rinite, asma, virose, problemas na próstata, inflamações nas articulações, amigdalite, reumatismos, problemas de pele, disenteria, herpes, mioma e gonorreia.

 

Como utilizar a unha-de-gato

 

A unha-de-gato é consumida principalmente em forma de chá feito de suas folhas e raízes, mas também pode ser tomada em cápsulas, encontradas em farmácias de medicamentos naturais. Veja, abaixo, como preparar uma infusão.

Ingredientes

– 20g de unha-de-gato

– 1 litro de água

Modo de Preparo

Ferva os ingredientes por 15 minutos. Depois disso, retire do fogo e deixe repousar em recipiente fechado por 10 minutos. Coe e beba. A recomendação é consumir o chá a cada oito horas, entre as refeições.

 

Efeitos colaterais

 

Embora a unha-de-gato apresente inúmeros benefícios para a saúde, deve ser consumida com cautela. Ela é composta por substâncias alcaloides (como mitrafilina, isopterpodina e pteropodina), além de ácido glicosídico quinóvico, flavonoides, triterpenos, procianidinas e fitosteróis.

Consumida em altas doses, pode apresentar efeito contraceptivo, problemas intestinais como diarreia ou prisão de ventre, náuseas, cansaço, febre, sintomas pancreáticos, alterações no nervo óptico e efeitos antiplaquetários, entre outros.

Sendo assim, é contraindicado seu uso por mulheres grávidas e pelas que amamentam, além de pessoas que apresentem alergia à planta. Também não deve ser consumida por crianças menores de 3 anos, transplantados ou quem pretende realizar um transplante de órgão, mulheres que estão tentando engravidar, pessoas com histórico de sangramento e problemas de coagulação ou que tomam anticoagulantes.

É importante ressaltar que a unha-de-gato pode apresentar interação com medicamentos laxativos, o que pode provocar cólicas e diarreia. Também pode apresentar esse problema com antirretrovirais inibidores de proteases (atazanavir, ritonavir e saquinavir, por exemplo), ciclosporina, bloqueadores do canal de cálcio, inibidores da transcriptase reversa e demais medicamentos influenciados pela enzima CYP3A4.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!