Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a artrite

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

Doença autoimune, a artrite não tem cura, provoca sintomas extremamente desagradáveis, mas tem várias formas de tratamento que podem aliviar seus incômodos. Métodos caseiros podem ajudar neste processo e as plantas medicinas desempenham importante papel neste contexto.

artrite

As dores da artrite podem ser aliviadas com remédios naturais. Foto: Shutterstock

Plantas medicinais ajudam a tratar a artrite

O tratamento natural contra a artrite é feito basicamente com plantas que apresentam propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e diuréticas, que podem ser preparadas em forma de sucos, chás e cataplasma.

Algumas excelentes combinações naturais para tratar a doença são o chá de cavalinha, erva-doce e bardana; tomar o suco de berinjela com limão ao acordar; e tomar diariamente o suco de abacaxi.

Conheça os melhores remédios naturais contra a artrite

Arnica

Uma compressa de arnica é uma das receitas de remédio caseiro mais usados contra a artrite. Colocar uma compressa nas articulações ajuda a controlar os seus sintomas, pois a arnica tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Para preparar este remédio caseiro, você vai precisar de uma colher de sopa de folhas de arnica e 250 ml de água fervente. Misture as folhas à água fervente e deixe descansando até amornar, então coloque sobre a artrite e vá trocando toda a vez que esfriar.

Salgueiro

O chá de salgueiro é outra excelente alternativa para tratar a artrite. Suas folhas têm propriedades antirreumáticas que auxiliam na recuperação da lesão. Para preparar o chá separe uma colher das de sopa de cascas de salgueiro picadas e uma xícara de água.

Misture os ingredientes em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Depois de desligar o fogo, tape a panela e espere esfriar antes de coar. Tome de duas a três xícaras por dia deste chá, todos os dias.

Harpago

O chá de harpago é altamente eficiente contra a artrite porque age diretamente na inflamação e é uma ótima alternativa para complementar o tratamento clínico da doença. Você vai usar uma colher das de chá das raízes de harpago e uma xícara de água.

Misture tudo em uma panela e deixe que ferva por 15 minutos em fogo baixo. Beba assim que esfriar. Tome de duas a três xícaras diariamente, enquanto estiver em tratamento.

Vinagre de maçã

Uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo d’água é um dos mais populares remédios caseiros contra a artrite. Se não puder suportar o sabor amargo, experimente acrescentar um pouco de mel para adoçar.

Fígado de bacalhau

Misturado a algumas colheres de suco de laranja, o óleo de fígado de bacalhau é um ótimo remédio natural para esta doença. O mais adequado é ingerir a mistura em jejum e também à noite, antes de dormir.

Alho

Um dos vegetais de maior poder de cura, o alho também trata naturalmente a artrite. E o remédio não tem mistério algum. Basta consumir dentes de alho crus em jejum. A orientação de especialistas é começar a comer de três a quatro dentes por dia até alcançar progressivamente os dez ou doze dentes diários.