Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro para pé de atleta

Por Redação Doutíssima 12/12/2014

Você já ouviu falar do tinea pedis? Esse é um fungo que atinge unhas e pele das laterais e sola dos pés, provocando vermelhidão, queimação, muita coceira e mau cheiro. Ele é conhecido popularmente como pé de atleta e, quando invade a área entre os dedos dos pés, provoca a descamação da pele e, em casos mais graves, bolhas.

pe-de-atleta

Remédios caseiros são ótimos para eliminar o pé de atleta. Foto: iStock, Getty Images

Como surge o pé de atleta

 

Os lugares quentes e úmidos são os preferidos destes fungos. Por isso, sapatos e meias suadas são o terreno ideal. O risco de contrair pé de atleta aumenta com a transpiração excessiva, um sistema imunológico enfraquecido, pequenas lesões na pele e unhas, o uso de sapatos fechados ou permitir que os pés fiquem molhados por longos períodos de tempo.

 

Como outras infecções fúngicas, o pé de atleta é transmitido de uma pessoa para outra, através do contato com superfícies contaminadas, ou se espalha de uma parte do seu corpo para outra. Então, é importante tratar a área infectada assim que aparecer o problema. Muitos remédios caseiros podem acabar com o pé de atleta de maneira fácil e barata.

 

Como tratar o pé de atleta

 

Antes de qualquer coisa, você precisa ter cuidado para não agravar o pé de atleta. Depois de um banho, seque seus pés completamente. Usar um secador de cabelo, especialmente entre os dedos, garante que eles fiquem bem secos. Use meias brancas e limpas, feitas de fibra natural – isso também é uma ótima solução, já que elas absorvem a umidade.

 

Antes de colocar os sapatos, polvilhe em seu interior um antifúngico em pó ou spray e, quando for usar banheiros públicos, como na academia ou na piscina, use chinelos.

 

Para acabar com a coceira e a queimação entre os dedos, é possível fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água, e massagear no local afetado. Em seguida é só lavar os pés, secar bem e concluir com uma camada de amido de milho em pó.

 

Há a alternativa, ainda, de adicionar duas colheres de chá de sal em duas xícaras de água morna. Mergulhe os pés de cinco a 10 minutos, em intervalos frequentes, até eles estejam completamente curados.

 

Você também pode usar um iogurte que contenha lactobacilos vivos, um remédio eficaz para aliviar para o pé de atleta. Estes microrganismos amigáveis ​​mantêm o fungo sob controle. Basta colocar o iogurte sobre as áreas afetadas, deixar secar e enxaguar.

 

Por fim, o alho atua como antifúngico natural e agente antibacteriano. Adicione um dente de alho em sua alimentação para acelerar o processo de cicatrização de qualquer infecção fúngica. Para o tratamento tópico dos pés ou outra pele infectada, tente esmagar um dente de alho e adicionar duas ou três gotas de óleo de oliva para fazer uma pasta. Aplique na área afetada e deixe agir por meia hora.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!