A bardana é uma planta medicinal de origem europeia, abundante em Portugal, Itália, França e Japão. Na América do Sul, pode ser encontrada na Argentina e Brasil. Seus talos e flores são utilizados na gastronomia como salada e suas raízes são acrescentadas em refogados e sopas. Conheça, abaixo, os principais benefícios curativos do chá de bardana e aproveite todas as suas particularidades.
Benefícios do chá de bardana
1. Pedra na vesícula
Não se sabe ao certo por que o fígado passa a excretar mais colesterol do que a bile consegue dissolver, mas é esse excesso de colesterol que pode se transformar na pedra causadora de tanta dor e desconforto. O chá de bardana possui ação anti-inflamatória, que diminui a infecção da vesícula. Quando combinado com boldo, ainda estimula a evacuação da bile e, portanto, da pedra também.
Prepare um chá utilizando um sachê de chá de boldo, uma colher (chá) de raiz de bardana e 500 ml de água. Ferva a água e depois adicione a bardana e o sachê de boldo. Deixe descansar durante 10 minutos e depois coe. Tome duas xícaras desse chá todos os dias, um depois do almoço e outro depois da janta. Sua propriedade calmante ajuda a amenizar a dor, enquanto a diurética auxilia no funcionamento dos rins.
2. Celulite
Causada principalmente pela retenção de líquidos e alimentação inadequada, a celulite se caracteriza por pequenas crateras na pele, ocasionadas por bolsas de gordura acumulada. O chá de bardana coloca em ação suas propriedades depurativas e diuréticas, eliminando as toxinas do organismo.
Anti-inflamatória, ainda auxilia no rejuvenescimento e cicatrização da pele. Ferva por 10 minutos uma colher (sopa) de bardana e 300 ml de água. Coe e beba de duas a três vezes ao dia.
3. Febre
Graças a seu atributo antipirético, o chá de bardana elimina a febre, diminuindo a temperatura do corpo. Além de combater a alta temperatura do corpo, a planta medicinal ainda ataca a causa da febre, que nada mais é do que uma resposta do organismo a alguma anomalia.
Antibactericida, fungicida e anti-inflamatória, essa infusão pode acabar com a causa da febre. Faça o chá fervendo três colheres (sopa) da raiz em um litro de água por cinco minutos. Consuma três xícaras por dia.
4. Psoríase
Essa doença da pele que causa vermelhidão e coceira não tem causa reconhecida. Cria uma camada grossa de células mortas na pele que formam as feridas. Antisséptica, adstringente, antibacteriana, cicatrizante e depurativa, a bardana remove as toxinas presentes no organismo, revitaliza a derme e controla o estresse, que pode desencadear os sintomas.
Corte duas raízes de bardana em pedaços pequenos para preparar o chá. Ferva dois litros de água, coloque a planta e beba um copo todos os dias em jejum.
5. Câncer
O chá de bardana possui a capacidade de prevenir câncer e tumores devido à sua propriedade antineoplásica, que combate o desenvolvimento das células neoplásicas, responsáveis por esse tipo de doença.
No preparo, amasse as sementes da bardana e coloque em uma xícara. Tape com água fervente e deixe parado por cinco minutos. Após, coe e beba.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!