Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do óleo de copaíba

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

A copaíba é uma substância em forma de óleo, que é sucesso há séculos no mundo inteiro. Já no século 18, usava-se essa substância na Europa, principalmente para o tratamento de doenças venéreas, bronquites e para reduzir inflações.

copaiba

Óleo de copaíba atua tem diversas propriedades benéficas para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a copaíba

 

O óleo de copaíba possui diversas propriedades benéficas para o corpo humano. Cicatrizante e desintoxicante, ele também auxilia na redução das inflamações. Além dessas três principais características, a planta é extremamente valiosa para o sistema respiratório. Por fim, vale ressaltar que o óleo também é útil por suas ações estimulantes, emolientes, tônicas, laxantes e diuréticas.

 

Quer saber um pouco mais sobre alguns dos benefícios dessa planta? Confira abaixo.

 

Confira os principais benefícios do óleo de copaíba

 

Pele

 

Dentre as funções da copaíba está a cicatrizante e, por isso, ela é bastante benéfica para a pele. É possível usar o óleo dessa substância para tratar feridas, para proteger a pele da psoríase e para lutar contra dermatites, herpes, fungos e sarnas – mas você não precisa esperar ter alguma dessas condições para começar a usá-lo, já que ele atua também na prevenção dessas moléstias.

 

Sistema digestivo

 

A planta atua na estimulação e na proteção do sistema digestivo. Faz ele funcionar melhor e, além disso, regula o metabolismo da pessoa, o que se revela extremamente benéfico. É possível usá-lo, também, como laxante natural.

 

Sistema circulatório

 

Para o sistema circulatório, a copaíba também é bastante benéfica. Ela auxilia na lubrificação das artérias e das veias, e isso favorece e estimula a circulação do sangue através do corpo, o que resulta em uma melhor oxigenação. Em razão desse processo, o óleo da substância é um remédio natural extremamente indicado para as pessoas que sofrem de varizes.

 

Inflamações

 

A copaíba é um excelente anti-inflamatório. Portanto, seu óleo pode ser usado para aliviar as dores causadas por inflamações decorrentes dos mais diversos tipos de doenças, como artrite, fibromialgia e lúpus.

 

Sistema nervoso

 

Em uma pesquisa realizada pela Universidade do Pará, ficou demonstrado que, embora a copaíba não possa atuar na prevenção de doenças que envolvem o sistema nervoso, ela é bastante eficaz para reduzir o tamanho das lesões decorrentes dessas doenças.

 

Hemorroidas

 

O óleo de copaíba é utilizado pelas pessoas que sofrem de hemorroidas, já que alivia bastante os sintomas dessa inflamação, como o ardor.

 

Curiosidades

 

Essa substância é um óleo que é extraído do caule de uma árvore, a copaibeira. Da árvore dessa madeira, por exemplo, extrai-se a matéria prima para a fabricação de pisos estilo parquet e outros objetos, em razão de sua natural resistência à umidade.

 

Além disso, a resina da árvore é utilizada na indústria das tintas e plásticos, sendo excelente combustível para os nativos das regiões em que elas crescem. O Brasil encontra-se entre os maiores produtores e cultivadores, ao lado de Peru, Colômbia e Venezuela.

 

Por fim, atualmente o óleo é bastante requisitado na indústria cosmética, em razão de suas propriedades benéficas para a pele, e também é utilizado para curar feridas em animais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!