Medicina Alternativa

Colite: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 16/01/2015

A colite é uma irritação ou inflação do intestino grosso, e recebe esse nome porque a parte do intestino que mais afeta é o cólon. Conhecida também como síndrome do intestino irritável, a condição é muito comum nos dias atuais, manifestando-se como uma alteração da função intestinal, sem causa orgânica.

colite

Receitas naturais e caseiras ajudam a combater a colite. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a colite

 

Os principais sintomas da colite são a diarreia, as presença de sangue nas fezes, inflamação ou dor abdominal intensa e prisão de ventre, mas também pode haver náuseas, vômitos, gases, febre, fadiga, debilidade e perda de apetite ou peso.

Existem diversos tipos de síndrome do intestino irritável. A nervosa, por exemplo, manifesta-se em estados de estresse ou ansiedade constantes, normalmente desencadeados quando a pessoa está exposta ao nervosismo frequente, que afeta o intestino grosso e os movimentos do sistema digestivo como um todo.

A ulcerosa, por sua vez, caracteriza-se por uma inflamação e a presença de feridas na parede interior do cólon, revelando-se através de diarreia com sangue, dor abdominal intensa e febre. A colite pode ser causada pelo uso de determinados medicamentos, que a tem como efeitos colaterais, ou então por intoxicação através de algum alimento.

Por fim, há a síndrome do intestino irritável hemorrágica, que é causada por uma bactéria específica, a Escherichia coli, que infecta o intestino grosso, produz toxinas e causa diarreia com sangue e bastante dor abdominal.

Quando a pessoa está com sinais de colite, o ideal é que busque ajuda médica especializada, que poderá dimensionar corretamente a causa, o tipo e o melhor tratamento. Mas também é possível tratar essa condição com remédios caseiros. Confira, abaixo, alguns deles.

 

Remédios caseiros contra a colite

 

Chá de camomila

A camomila é bastante conhecida por suas propriedades calmantes, mas ela também possui benefícios anti-inflamatórios. Assim, ingerir o chá de camomila ajuda a curar e restaurar as paredes do intestino.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é excelente para o tratamento de diversas condições, e entre elas está a colite. É um remédio natural de uso externo, pois você não vai ingeri-lo, mas sim aplicá-lo em um pano e fazer compressas na região do abdômen. Isso é bastante útil para o alívio da dor e a desinflamação do local.

Água de arroz

A água de arroz é uma das receitas naturais mais antigas, daquelas que são passadas de geração para geração. É fácil fazê-la, basta colocar uma xícara de arroz para ferver em seis xícaras de água, até que os grãos fiquem macios. Apague o fogo, coe o líquido, deixe amornar ou, então, tome essa mistura fria.

Água de repolho

Da mesma forma que a água de arroz, a água de repolho é ótima para o tratamento da colite. Basta pegar algumas folhas de repolho e colocá-las para ferver em uma panela por 10 minutos. Quando a mistura estiver fria, beba o líquido e, em alguns dias, você será capaz de sentir os benefícios.

Cuidados com a alimentação

Apenas tratar a síndrome do intestino irritável com remédios caseiros não é suficiente, já que você também precisa fazer, em paralelo, um maior controle sobre os alimentos que consome. Dê preferência a alimentos mais suaves e evite comidas condimentadas, que contenham açúcar e o pão branco. Por fim, não tome álcool, café ou bebidas gaseificadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!