Medicina Alternativa

Aprenda a fazer remédios caseiros para lombalgia

Por Redação Doutíssima 11/12/2014

É comum que se relacione a dor nas costas com a idade. É verdade que, com o passar dos anos, é mais provável que tenhamos esse tipo de problema. Mas a lombalgia – como é chamado qualquer caso de dor lombar – pode ocorrer em qualquer idade, por vários motivos. Seja qual for a razão, a dor pode ser amenizada com remédios caseiros.

lombalgia

Remédios caseiros são eficazes para aliviar a dor nas costas. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a lombalgia

 

A parte inferior das costas é uma estrutura complexa de elementos interligados e sobrepostos, entre eles tendões e músculos, nervos, pequenas articulações e discos da coluna vertebral. Quando existe qualquer problema com um destes elementos, uma dor característica aparece. A lombalgia causa uma grande variedade de sintomas e sinais, dependendo da causa exata da dor.

 

Os sintomas que estão associados com a lombalgia incluem dormência ou formigamento das extremidades inferiores, incontinência de urina ou fezes, incapacidade de caminhar, fraqueza, atrofia dos músculos dos membros inferiores, febre, calafrios, perda de peso, dores abdominais, ardência ao urinar, tonturas, dor nas articulações e fadiga.

 

Se você sente algum destes sintomas, talvez seja uma boa escolher ir em busca de um conselho médico e encontrar a causa para a sua lombalgia. Mas se o que você sente é apenas uma dor mais branda, porém chata, tente usar alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas. Veja quais os melhores métodos.

 

Melhores remédios caseiros para lombalgia

 

Gengibre

 

A raiz de gengibre é usada para curar vômitos e outros problemas de estômago, mas também é um bom tratamento de lombalgia. Seus compostos anti-inflamatórios proporcionam alívio de uma dor lombar. Aplique um pouco de pasta de gengibre sobre a área afetada, e em seguida óleo de eucalipto.

 

Você também pode cortar algumas fatias finas de gengibre fresco e colocá-las em uma panela de água fervente. Deixe ferver em fogo baixo de 10 a 15 minutos. Adicione mel e beba este chá de duas a três vezes por dia.

 

Alho

 

O alho é outro ingrediente que pode ajudar a tratar a lombalgia. Basta comer dois dentes de alho todas as manhãs, com o estômago vazio. Você também pode massagear as costas com óleo de alho.

 

Para fazer o óleo de alho, aqueça um pouco de óleo de coco em fogo baixo e, em seguida, adicione oito a 10 dentes de alho. Frite o alho até que ele fique marrom, coe o óleo e deixe esfriar à temperatura ambiente. Massageie as costas suavemente com o óleo e deixe agir por algum tempo, antes de tomar um banho em água morna.

 

Manjericão

 

As folhas de manjericão são um santo remédio para quem sofre com lombalgia. Para utilizá-lo, basta adicionar 10 folhas de manjericão em uma xícara de água e ferver até que a água reduza à metade. Deixe esfriar à temperatura ambiente e, em seguida, adicione uma pitada de sal. Para uma dor leve, beba essa mistura uma vez por dia. Já para uma dor severa, beba duas vezes por dia.

 

Gelo

 

Compressas frias, feitas com gelo, são eficazes na redução da dor e do inchaço. Coloque uma tigela de gelo picado em um saco plástico e enrole-o em uma toalha. Coloque a compressa sobre a área afetada durante 10 a 15 minutos. Faça isso várias vezes e deixe agir por meia hora. Você também pode aplicar compressas quentes para reduzir a dor nas costas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!