Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da erva baleeira

Por Redação Doutíssima 23/12/2014

Nativa da Mata Atlântica, a erva baleeira é abundante em todo o Brasil. Também conhecida como maria-milagrosa, entre outro nomes, seus arbustos podem chegar a até dois metros de altura, e suas folhas são compridas e ásperas.

 

erva-baleeira

Erva baleeira é uma erva usada em uma série de remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

De cheiro forte, a planta também produz flores e frutos. Na Amazônia essa erva sempre foi muito usada pelos indígenas para tratar inflamações. Mas os seus benefícios medicinais não param por aí. Descubra essa e outras vantagens que a erva baleeira nos proporciona.

 

Benefícios da erva baleeira

 

1. Dor muscular

O uso excessivo do músculo ou uma lesão muscular podem causar muita dor e desconforto, impedindo que você pratique suas atividades diárias com qualidade. A erva baleeira age como anti-inflamatória e analgésica, aliviando as dores e evitando uma inflamação nos ligamentos e tendões.

No caso do chá, basta ferver duas colheres (sopa) de folhas e talos em um litro de água por 10 minutos e tomar três vezes ao dia. Outra opção é fazer massagens com o óleo essencial da planta.

2. Cortes e feridas

Graças às suas propriedades cicatrizantes, adstringentes, anti-inflamatórias e bactericidas, a erva baleeira é muita usada no processo de cicatrização. Ao mesmo tempo em que renova as células da derme, ela evita que uma infecção aconteça.

Prepare o chá fervendo três folhas de baleeira com meio litro de água, durante cinco minutos. Depois espere amornar, coe e aplique na pele com um algodão. Se quiser um efeito mais rápido, cozinhe as folhas e aplique diretamente na área afetada.

3. Artrite

A artrite é um inflamação em uma ou mais articulações que ligam os ossos. Causada por trauma, infecção ou desgaste, ela provoca dor, inchaço, vermelhidão e rigidez. A baleeira ataca diretamente a inflamação, diminuindo a dor e tonificando a musculatura. Prepare uma pomada caseira à base da erva. Para isso, você precisará das folhas da planta, óleo mineral e parafina medicinal.

Comece amassando algumas folhas de baleeira. Depois, coloque em uma panela e leve ao fogo junto com um pouco de óleo mineral. Fique mexendo até que as folhas fiquem secas. Após, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe o óleo e misture-o a parafina medicinal.

Lave bem a região dolorida e passe a pomada, massageando com cuidado. Faça isso uma vez por dia, pelo menos. Guarde a pomada na geladeira entre as aplicações.

4. Prisão de ventre

A erva de baleeira estimula um melhor funcionamento do intestino, evitando dificuldades na hora da evacuação fecal. Sua ação diurética também ajuda no desempenho do sistema urinário, eliminando as toxinas, evitando as doenças renais e a retenção de líquido.

Essa melhora ainda colabora com o emagrecimento. Prepare a infusão com água fervente e galhos e folhas da erva. Beba o chá três vezes ao dia, antes das principais refeições.

5. Dor de dente

Analgésica, calmante e anti-inflamatória, a erva baleeira é eficaz contra dores de dente e outras inflamações bucais, como a afta. Separe uma colher (sopa) das folhas da planta medicinal e 150 ml de água.

Ferva a água e depois acrescente a erva. Deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe e espere amornar. Faça gargarejos com esse líquido várias vezes ao dia. Para potencializar o tratamento, tome uma xícara do chá três vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!