Medicina Alternativa

Conheça os benefícios da farinha de maracujá

Por Redação Doutíssima 18/12/2014

Ela se tornou a queridinha de quem quer perder peso. Mas você sabe por que a farinha de maracujá auxilia nas dietas de redução de gordura? A resposta está em uma substância encontrada em abundância na parte branca da casca do maracujá: a pectina.

 

farinha-de-maracuja

A farinha de maracujá é um ingrediente muito benéfico à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Sua descoberta fez com que essa fibra ganhasse o mercado, já que bloqueia naturalmente parte da absorção de gorduras pelo organismo e reduz as taxas de açúcar no sangue. Assim, faz com que aqueles que a consomem percam peso.

 

Bloqueadora natural de gorduras

 

Embora o maracujá in natura concentre grandes quantidades de pectina em sua casca, a farinha feita com a fruta desidratada não fica atrás. O consumo da fibra faz com que, no estômago, se transforme em uma espécie de gel não digerível, que causa saciedade. Isso faz a pessoa precisar de uma quantidade menor de comida para ficar satisfeita na próxima refeição.

Além disso, a pectina também torna a absorção do açúcar no sangue mais lenta. Assim, demoramos mais para ter fome novamente.

A farinha de maracujá também proporciona uma verdadeira faxina em nosso organismo, eliminando toxinas que, ao acumularem, prejudicam o funcionamento dos órgãos, desequilibram o metabolismo e, consequentemente, fazem a dieta empacar. Entretanto, é muito importante destacar a importância de aumentar o consumo de água diariamente para facilitar a ação desintoxicante da pectina. Beba, no mínimo, dois litros de água por dia.

 

Nutrientes da farinha de maracujá

 

Além de toda essa sua atuação como auxiliar no emagrecimento, a farinha de maracujá possui outros nutrientes amplamente benéficos para a nossa saúde. Confira alguns deles:

– Niacina ou vitamina B3, que reduz a ansiedade, ativa a produção de hormônios, auxilia no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

Ferro: combate a anemia e aumenta a energia para tarefas diárias.

Cálcio: ativa a contração muscular, além de fortalecer ossos e dentes.

Fósforo: também contribui para fortalecer os ossos, além de promover a melhora da memória, da oxigenação das células e da circulação sanguínea.

Benefícios da farinha de maracujá

Conheça outros benefícios da farinha de maracujá, feita a partir da trituração da casca da fruta seca.

Reguladora intestinal

Suas fibras limpam o organismo e fazem com que o intestino funcione corretamente, desde que acompanhadas do consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia.

Emagrecedora

Ao chegar no estômago, provoca sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita com uma porção menor de alimentos.

 

Incluindo na alimentação

 

A farinha de maracujá pode ser consumida de diferentes formas, como em receitas de bolos e pães, misturada em sopas e iogurtes ou polvilhada por cima dos alimentos.

 

A indicação é que, inicialmente, seja consumida uma colher de sopa por dia, podendo-se dobrar essa dose. Por ser um alimento natural, não há contraindicações para o seu consumo. Porém, consumi-la em excesso pode resultar em um efeito laxativo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!