[the_ad_group id="16401"]
Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do coentro

Por Redação Doutíssima 15/12/2014

O coentro é um tempero muito conhecido e utilizado em várias receitas de pratos brasileiros. Mas além do seu uso na culinária, você sabia que esse ingrediente é rico em benefícios para a saúde? A planta contém uma série de fitonutrientes e antioxidantes – suas folhas e sementes possuem óleos essenciais que podem ser aproveitados no preparo de remédios caseiros.

 

coentro

Além de ótimo tempero, coentro faz bem à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o coentro

 

Antisséptico, analgésico, afrodisíaco, digestivo, fungicida e estimulante natural. Além de tudo isso, o tempero ainda é uma boa fonte de vitaminas A, C e K, e possui vestígios de vitaminas do complexo B. No departamento dos minerais, fornece uma quantidade elevada de cálcio, potássio, ferro, manganês e sódio.

 

Por isso, o coentro é ótimo para prevenir e tratar uma série de doenças. Descubra, abaixo, como utilizar este ótimo remédio caseiro, que ajuda a manter a sua saúde em dia.

 

Conheça os principais benefícios do coentro

 

Ajuda na digestão

 

As sementes de coentro, bem como suas folhas frescas, atuam para uma digestão saudável. A planta tem propriedades antioxidantes, que promovem o funcionamento saudável dos movimentos do fígado e do intestino. Isso ajuda na produção de enzimas digestivas.

 

Se você sofre de indigestão, deve incluir as sementes da planta em sua dieta. Mergulhe um punhado de sementes em água e beba a água do coentro, com o estômago vazio, diariamente, para curar a indigestão.

 

Anemia

 

Por possuir um alto teor de ferro, a planta ajuda diretamente as pessoas que sofrem de anemia. Um baixo teor de ferro no sangue pode resultar em falta de ar, palpitações, fadiga extrema e prejuízo nas funções cognitivas. O ferro também aumenta a energia e força.

 

Promove a saúde dos ossos

 

Como esta planta é uma rica fonte de cálcio, é excelente alternativa para pessoas que querem proteger ou fortalecer os seus ossos.

 

O cálcio e outros minerais essenciais encontrados na erva são componentes importantes no crescimento dos ossos e em sua durabilidade, assim como na prevenção da sua degradação devido a doenças debilitantes como a osteoporose.

 

Adicionando uma pequena porção deste famoso tempero em sua dieta, você vai manter os seus ossos fortes e saudáveis. O cálcio é particularmente presente nas folhas centrais da planta.

 

Previne a diabetes

 

As sementes dessa planta possuem propriedades que protegem da diabetes. Elas estimulam a produção de insulina, mantendo, assim, os níveis de açúcar no sangue saudáveis.

 

Esta planta fabulosa também reduz a quantidade de LDL (colesterol mau) e aumenta a quantidade de colesterol HDL (o tipo bom) no sangue. Aqueles que sofrem de diabetes e colesterol alto devem beber água com sementes de coentro diariamente.

 

Desintoxicação

 

O coentro é uma das poucas ervas que é utilizada como um agente de desintoxicação de metais pesados. Para desintoxicar o mercúrio, o alumínio e o chumbo no organismo, basta preparar uma pequena garrafa de suco dessa planta puro e concentrado e misturar com chlorella em pó. Beba esta mistura todos os dias, até sentir a melhora.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]