Remédios Caseiros

Acelere a cicatrização de cortes com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Seja na cozinha, praticando um exercício físico ou em uma atividade qualquer, os cortes na pele estão entre as lesões mais comuns que uma pessoa pode sofrer. A não ser que sejam muito profundos, eles não oferecem grandes riscos à saúde, mas podem demorar a cicatrizar em alguns casos. Para essas situações, há alguns remédios caseiros de fácil preparo que auxiliam no processo de regeneração da pele.

cortes

Remédios caseiros podem prevenir inflamação e acelerar cicatrização. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer para tratar os cortes

Pequenos cortes geralmente param de sangrar por conta própria. Quando isso demora a acontecer, aplique uma leve pressão no local, com um pano limpo ou curativo, por 20 minutos. Também é recomendável lavar o ferimento com água limpa.

Passado o susto, podem ser aplicadas, na área que sofreu o corte, algumas substâncias que podem prevenir a infecção – sem causar efeitos colaterais ou reações desagradáveis – e acelerar a cicatrização. Você pode produzir esses remédios por conta própria. Veja as nossas sugestões abaixo.

Acelere a cicatrização de cortes com soluções caseiras

Calêndula

A calêndula é uma planta antisséptica, conhecida por suas flores alaranjadas brilhantes, que contêm compostos químicos poderosos e propriedades antibacterianas e antivirais. A calêndula em creme pode ser encontrada em farmácias e lojas de alimentos naturais, e pode ser aplicada nos cortes duas vezes por dia.

Mas se você prefere fazer o seu próprio remédio caseiro, encha uma jarra com flores de calêndula e cubra-a completamente com óleo de amêndoa. Após cinco semanas, o óleo atinge uma bela tonalidade laranja e fica pronto para ser utilizado como um antisséptico para cortes e ferimentos.

Vitaminas

A vitamina C desempenha um papel importante na cicatrização dos cortes e na reparação de tecidos, já que a maior parte dessa substância, no organismo, é utilizada para a criação de colágeno. Essa proteína é encontrada em praticamente todos os tecidos, incluindo a pele, cabelo e unhas.

A vitamina E é também importante para curar feridas, reduzir a formação de cicatrizes e melhorar a elasticidade da pele. Ela pode ser obtida através de alimentos e suplementos. Quebre uma cápsula de vitamina E e esfregue-a na ferida uma vez por dia – isso ajuda a prevenir a formação de tecido cicatricial.

Zinco

As sementes de abóbora são ricas em zinco, que é um mineral importante para a cura de cortes, uma vez que protege a pele contra os raios UV. Todos os tecidos do corpo contêm zinco, mas ele é mais concentrado na pele. Ter deficiência nesse mineral pode levar a uma pele escamosa, erupções cutâneas e úlceras. O zinco é encontrado em quantidades elevadas em ostras, sementes de abóbora, raiz de gengibre, nozes e castanhas.

Gel de aloe vera

A aloe vera contém um efeito calmante, que ajuda a acelerar a divisão celular e a curar úlceras, matar as bactérias e reduzir a inflamação. É um dos remédios naturais mais fáceis de se usar – basta aplicá-la no local do corte em forma de gel.

Depois que o sangramento parou, corte a folha e reparta ao meio, para produzir o gel pegajoso. Aplique-o três ou quatro vezes por dia.