Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da batata yacon

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

Para quem quer regular os níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol “ruim”, perder de peso, melhorar a saúde do fígado e fortalecer o sistema imunológico, a boa notícia é que não precisa tomar uma coleção de medicamentos: basta incluir a batata yacon em sua alimentação. Essa batata cresce principalmente na América do Sul, sobretudo na Colômbia e na Argentina. O tubérculo é tradicionalmente cultivado há milhares de anos e tem uma ampla variedade de aplicações.

Saiba mais sobre a batata yacon

O xarope de yacon e o pó feito do alimento são comumente usados ​​como substitutos saudáveis ​​para o açúcar. Além disso, a raiz pode ser comida crua, como uma batata ou um brócolis. A maioria da densidade destes tubos vegetais são os fruto-oligossacarídeos, uma forma não digerível de frutose.

batata-yacon

Batata yucon ajuda a reduzir a pressão arterial. Foto: iStock, Getty Images

Isso significa que a maior parte dos açúcares de hidrato de carbono não pode ser digerida pelo organismo, resultando em um nível muito baixo de calorias e uma prevenção do excesso de açúcar no sangue.

A batata yacon também ajuda o corpo a aumentar a absorção de vitaminas e minerais de todos os outros alimentos que recebe. Rica em potássio, cálcio e fósforo, a batata é um ótimo alimento para combater e prevenir uma série de condições de saúde.

Confira os benefícios da batata yacon

Níveis de açúcar no sangue

A razão pela qual tantas pessoas ao redor do mundo começaram a usar a batata yacon é pelos seus fruto-oligossacarídeos. Consumir esse tipo de substância com regularidade significa que o seu corpo não irá absorver nenhum açúcar simples. Com isso, é reduzida a quantidade de produção de glicose no fígado e provocada uma mudança para taxas mais baixas de glicose em jejum.

Isso é muito importante para as pessoas que sofrem de diabetes. Pesquisas sugerem que a batata aumenta a sensibilidade à insulina no corpo, ao que é benéfico para diabéticos ou para pessoas em risco de desenvolver a doença.

Pressão arterial

Há uma série de aspectos saudáveis ​​para o coração no consumo da batata yacon, mas os altos níveis de potássio estão, certamente, em primeiro lugar. Esse mineral é um vasodilatador, o que significa que ele relaxa os vasos sanguíneos e reduz a tensão sobre o sistema cardiovascular.

Isso reflete em um aumento do fluxo sanguíneo e oxigenação para as partes do corpo que mais precisam dele, e uma chance menor de desenvolver problemas cardíacos como ataques ou derrames. O potássio também ajuda a regular o equilíbrio de fluidos em células e tecidos do nosso corpo, em conjunto com o sódio.

Perda de peso

Vários pesquisadores afirmam que comer a batata yacon pode ajudar a aumentar a perda de peso. Como ela não é composta de amido (como a maioria dos tubérculos), mas consegue trazer saciedade e tem um nível muito baixo de calorias, é um ótimo alimento a ser incluído na dieta. Além disso, possui um ligeiro efeito laxante.

Saúde do fígado

O fígado é a fonte de glicose no nosso corpo, por isso, faz sentido que a regulação dessa substância através da ingestão do tubérculo afete o órgão de alguma forma. De fato, estudos mostram que o consumo de quantidades adequadas de batata yacon evita o acúmulo de gordura no fígado e mantém a sua saúde e função em pleno funcionamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!