Medicina Alternativa

Coqueluche: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, comum no mundo inteiro. Ela geralmente é transmitida por meio de gotículas expelidas através de espirros, da tosse ou até mesmo durante uma simples conversa. Compromete o aparelho respiratório e tem na tosse seca sua principal característica. A doença possui três fases específicas: a catarral (uma ou duas semanas), a paroxística (seis semanas) e a fase de convalescença (que pode persistir ainda algumas semanas).

 

coqueluche

Remédios caseiros ajudam no tratamento da coqueluche. Foto: iStock, Getty Images

 

Coqueluche é coisa séria

 

É importante lembrar que a coqueluche é uma enfermidade séria, que pode resultar em pneumonias ou em outros problemas da mesma gravidade. O remédio caseiro, embora seja um grande parceiro no alívio dos sintomas da doença ou até mesmo para proteger o organismo de outras patologias, nunca deve ser usado como tratamento principal – serve apenas se usado de maneira complementar.

 

Remédios caseiros contra coqueluche

 

Chás e sucos

Um ótimo remédio caseiro é o chá de jatobá, planta medicinal antibacteriana, anti-inflamatória, descongestionante, expectorante e fortificante, que ajuda a aliviar os sintomas como coriza, tosse e espirros. É feito com uma colher de sopa das cascas de jatobá e meio litro de água. Deixe a água ferver com as cascas por 15 minutos. Depois de morno, coe o chá e beba três xícaras por dia.

Um suco puro, feito com as folhas e talo de agrião com mel na mesma quantidade deve ser levado ao fogo e deixado ferver até que comece a ganhar uma textura cremosa. Desligue o fogo e deixe esfriar. Tome três colheres (sopa) quatro vezes ao dia.

Uma das receitas mais antigas contra a coqueluche é o chá de sabugueiro. Utilize quatro colheres (sopa) da planta picada para um litro de água, e tome três xícaras por dia. Fazer chá das flores da macieira também é uma boa opção. O chá deve ser tomado duas vezes ao dia. Chá de poejo também é eficiente.

Xaropes

Você também pode preparar um xarope com mel e mamão. Pique a fruta, misture com um pouco de mel e leve ao forno até que se forme o xarope. Tome uma dose cada vez que a tosse se manifestar. Esta mistura vai aliviar os sintomas de tosse.

Outra alternativa é feita com beterraba. Corte em rodelas finas, coloque numa tigela e cubra com açúcar mascavo. Depois de 12 horas, a mistura vai resultar em um xarope, do qual deve ser tomado três colheres, quatro vezes ao dia.

Um xarope com nabo pode ser feito de forma bem simples e, além da coqueluche, serve também para a bronquite crônica. Corte o nabo em rodelas, cubra com mel e deixe ao sereno, durante toda a noite. Pela manhã, escorra o xarope e tome duas colheres (sopa), cinco vezes ao dia.

Infecções

Infecções respiratórias de outra natureza, que se instalam durante a convalescença da coqueluche podem provocar o reaparecimento transitório dos paroxismos. Use soluções com folhas de menstruz, cravo, canela, laranjeira, alfavaca, agrião, eucalipto, e guaco, além de inserir na alimentação o nabo, mel, abacate, maçã, manga e beterraba com regularidade, enquanto estiver doente, para minimizar os efeitos da enfermidade.

Mas atenção: lembre-se sempre que o tratamento para crianças pequenas deve ter um acompanhamento de um especialista.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!