Medicina Alternativa

Conheça os melhores remédios caseiros com cravo-da-índia

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

O cravo-da-índia é um tipo muito comum de especiaria, que é amplamente utilizada na cozinha, como tempero. Ele tem um sabor ligeiramente doce e penetrante, devido à presença de um composto chamado eugenol, que tem um aroma muito forte. Mas além disso, também é conhecido pelos seus benefícios à saúde, e tem sido utilizado como um componente na preparação de remédios para várias doenças.

cravo-da-india

Com uma grande variedade de nutrientes, o cravo é um excelente remédio. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o cravo-da-índia

 

Esta especiaria possui propriedades antioxidantes, antifúngicas, antibacterianas, antivirais, afrodisíacas, anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas. Isso porque o cravo possui pelo menos 36 ativos diferentes, entre eles potássio, sódio, fósforo, ferro, manganês, fibra dietética, iodo, vitaminas K e C, omega-3, de cálcio e magnésio.

 

Com tudo isso, ele é um dos métodos naturais mais utilizados na medicina oriental, e que você pode ter sempre em sua casa. Veja quais os melhores remédios caseiros usando o cravo-da-índia.

 

Melhores remédios caseiros com cravo-da-índia

 

Dor de dente

Devido aos seus componentes anti-inflamatórios e analgésicos, o cravo-da-índia reduz o inchaço em torno de uma infecção dentária e alivia a dor.

 

Além disso, sua propriedade antisséptica combate a infecção na área afetada e evita a sua propagação. Para isso, basta colocar um pouco de óleo feito de cravo-da-índia em uma bola de algodão e aplicar sobre o dente dolorido e gengiva. Você também pode moer alguns cravinhos e misturar com pouco de azeite e aplicar esta mistura sobre a área afetada.

 

Mau hálito

 

Por ser um antisséptico natural, a especiaria é muito útil para se livrar do mau hálito. Isso acontece porque ele consegue acabar com as bactérias na boca que causam esse incômodo. As suas qualidades aromáticas fortes também ajudam a manter o hálito refrescante.

 

Ao mastigar alguns pedaços de cravo-da-índia, em poucos minutos o seu mau hálito terá ido embora. Você também pode fazer gargarejos com chá fresco de cravo duas ou três vezes por dia.

 

Náuseas e vômitos

 

O cravo-da-índia também alivia náuseas devido às suas propriedades aromáticas e calmantes. Além disso, é uma opção de tratamento para os enjoos matinais relacionados com a gravidez.

 

Para obter alívio de náuseas, coloque algumas gotas de óleo de cravo em um lenço e inale o cheiro. É possível também mastigar uma unidade de cravo-da-índia. Para parar o vômito, misture o pó de cravo com mel e consuma a mistura.

 

Dor nas articulações

 

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o óleo de cravo reduz a inflamação e alivia a dor nas articulações, além de dores musculares e dores de artrite. Use um pouco desse óleo, misturado com azeite de oliva, para massagear as articulações ou músculos doloridos. Faça isso várias vezes ao dia.

 

Dor de ouvido

 

O anestésico suave e as propriedades antibacterianas presentes no cravo podem proporcionar o fim da dor de ouvido, tratando a infecção que culminou nesse sintoma. Combine quantidades iguais de azeite e óleo de gergelim e de cravo, e ligeiramente aqueça a mistura.

 

Molhe um algodão e coloque-o apenas dentro do canal auditivo. A dor vai diminuir rapidamente e ajudará a combater qualquer infecção. Outra opção é misturar uma colher de sopa de cravo-da-índia moído em um quarto de xícara de azeite quente. Deixe descansar por 30 minutos e depois coe. Coloque algumas gotas deste óleo na orelha afetada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!