Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do chá de poejo

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

As pequenas folhas ovais do poejo, também conhecido como hortelãzinho, são muito apreciadas em várias culturas culinárias ao redor do mundo, principalmente pelo seu aroma, semelhante ao da hortelã. Mas essa planta também possui propriedades medicinais que beneficiam o organismo. A melhor maneira de aproveitá-las é preparando um chá de poejo, que proporciona um efeito relaxante que alivia dores estomacais e ajuda na digestão.

 

Saiba mais sobre o chá de poejo

 

O chá de poejo é bastante digestivo, pois além de suas propriedades antiespasmódicas que o tornam excelente para acalmar dores de barriga, ele favorece a eliminação e expulsão dos gases acumulados no intestino, sendo eficiente no caso de flatulências ou inchaço.

 

cha-de-poejo

Chá de poejo ajuda a tratar problemas digestivos. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, tem ação colerética, ajudando a estimular o funcionamento do fígado para aumentar a segregação da bílis, atividade que beneficia diretamente  o tratamento de infecções do aparelho digestivo.

Mas nem só a digestão é melhorada com o chá de poejo. Seu alto teor de mentol também oferece propriedades expectorantes muito benéficas para o aparelho respiratório, eliminando  as secreções que se acumulam nos pulmões. Por isso, a infusão é bastante recomendada nos casos de bronquites, gripes e resfriados.

A ação impactante no organismo, quando a bebida é ingerida fresca e quente, também favorece o aumento da capacidade de transpiração, sendo útil para ajudar a baixar a febre e combater os principais desconfortos e sintomas das doenças respiratórias, crônicas ou agudas.

Vale ressaltar ainda as propriedades sedativas do chá, que atuam diretamente no relaxamento do corpo. O chá de poejo é bastante indicado para aqueles que têm problemas de insônia por nervosismo ou mesmo dificuldades para dormir.

Suas propriedades antissépticas e cicatrizantes podem ainda ser aproveitadas no uso externo, através de aplicações ou banhos para limpar feridas, evitando a sua infecção e favorecendo uma adequada cicatrização. Além disso, a aplicação de compressas à base desta planta possui a capacidade de aliviar dores reumáticas.

 

Como preparar o chá de poejo

 

O chá de poejo tem a capacidade de aumentar a secreção de sucos gástricos, expulsar os gases intestinais e acalmar a tosse. No entanto, especialistas afirmam que não se deve tomar poejo durante a gravidez. Aos hipoclorídricos, para estimular a produção da secreção gástrica, recomenda-se que bebam este chá com suco de rodelas de limão, acompanhando as refeições. Veja como preparar a infusão.

Ingredientes

– 1 colher de chá de folhas de poejo frescas ou secas, picadas

– 1 xícara de chá de água fervente.

Modo de Preparo

Acrescente as folhas picadas de poejo à xícara de água fervente e deixe a mistura abafando por cerca cinco minutos. Neste tempo, os princípios ativos benéficos ao corpo são transferidos na infusão para a água. Depois, coe e beba o chá. É importante sempre ingerir o chá feito na hora. Não guarde para mais tarde, pois assim muitas propriedades se perdem.

A indicação de consumo é de uma xícara do chá a cada seis horas, em casos de doenças respiratórias. Para tratar males digestivos, o indicado é tomar a mesma quantidade alguns minutos antes das principais refeições e mesmo acompanhando as refeições como substituto de outras bebidas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!