Especialidades

Pólipo nasal: como controlar os sintomas do problema

Por Redação Doutíssima 27/12/2014

Nos estágios iniciais, o pólipo nasal pode até passar despercebido. Contudo, com o tempo, quando aumenta de tamanho, ele pode ser alvo de infecções frequentes; conduzir à perda olfativa; dificultar a passagem de ar e, consequentemente levar a problemas respiratórios, entre outros danos.

 

Bolsa de tecido inflamado que se desenvolve na mucosa nasal (dentro do nariz) ou nos seios da face, o pólipo nasal não tem suas causas esclarecidas com precisão. Sugere-se, no entanto, que haja relação com uma junção de fatores genéticos e processos inflamatórios crônicos.

 

Pólipo nasal ligado ao histórico familiar

Também são considerados como fatores importantes no aparecimento do pólipo nasal: histórico familiar do distúrbio; rinite alérgica; asma; fibrose cística; sinusite crônica; alergia à aspirina e Síndrome de Churg-Strauss (vasculite sistêmica necrotizante que atinge pequenos e médios vasos).

 

pólipo nasal

Controle pode ser feito com remédios e não se descarta a cirurgia. Foto: iStock, Getty Images

 

Poucos sintomas evidenciam a presença do pólipo nasal, que em geral só são notados quando já têm tamanho considerável. Dentre os prováveis sinais do crescimento de tecido com inflamação constam: sensação de nariz entupido; respiração pela boca; coriza, e percepção olfativa reduzida (hiposmia) ou completamente perdida (anosmia).

 

Estes quadros que podem ser irreversíveis. Também podem ser percebidos entre os pacientes com suspeita deste tipo de tumor benigno: diminuição do paladar; dores de cabeça semelhante às experimentadas em crises de sinusite; coceira no olho, ronco e vulnerabilidade a resfriados, que passam a ser recorrentes.

 

Não existe grupo de risco específico em se tratando de pólipo nasal já que o problema pode ser detectado em indivíduos de qualquer sexo ou idade. Ainda assim, observa-se uma rápida prevalência em pessoas acima dos 40 anos. Entre adultos, a incidência destes pólipos é de 5%. Entre crianças, é de 0,1%.

 

Os medicamentos desenvolvidos até o momento são capazes de aliviar os desconfortos, porém dificilmente são capazes de eliminar o pólipo nasal.

 

A lista de remédios prescritos contém: sprays de esteroides nasais, que aliviam a sensação de obstrução e reduzem a coriza; corticoides (em pílulas ou soluções); e antibióticos, nos casos em que há infecção bacteriana nos seios da face.

 

Pólipo nasal pode ser removido com cirurgia

A cirurgia de remoção dos pólipos pode ser indicada em algumas situações. O procedimento se chama polipectomia, é habitualmente realizado por via endoscópica, tem duração média de não mais de uma hora e exige apenas anestesia local.

 

Durante o pós-operatório, é provável que o recém-operado tenha de voltar por alguns dias ao consultório para realizar limpezas nas cavidades nasais. A partir da operação, o paciente normalmente consegue voltar a respirar pelo nariz.

 

Ainda assim, mesmo que o recurso seja realizado com eficácia, é comum perceber a volta do pólipo nasal em muitos pacientes. Portanto, o otorrinolaringologista é quem deve avaliar a utilidade de se recorrer a este tipo de intervenção.

 

É difícil prevenir a ocorrência, mas a limpeza adequada do ambiente por onde circula a pessoa com desconfiança de pólipo – eliminando poeiras, odores intensos e poluição, além de outros possíveis agentes agressivos – pode ajudar.

 

Igualmente pode ser aconselhado pelo médico a adoção de imunoterapia hipossensibilizante e o emprego regular de cromoglicato de sódio (este exclusivamente para os indivíduos acometidos por asma).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!