Especialidades

Hemangioma no fígado: conheça sintomas e veja como tratar

Por Redação Doutíssima 02/01/2015

Pequenos tumores benignos que se formam na região hepática, devido a vasos sanguíneos que se organizam em novelo, recebem o nome de hemangioma no fígado.

Ele aparece já no processo de formação embrionário, no período que antecede o nascimento, e pode surgir em vários órgãos, sendo mais comum no fígado e na pele. É caracterizado por manchas de cor vermelha intensa.

hemangioma no figado

Pequenos tumores benignos podem surgir no processo embrionário. Foto: iStock, Getty Images

Hemangioma no fígado descoberto por acaso

Logo depois do nascimento, o hemangioma hepático não se desenvolve, podendo crescer, mas sem provocar algum sintoma significativo. Dentro do fígado, ele quase sempre é descoberto por acaso, através de algum exame, como a ultrassonografia ou a ressonância magnética, que é solicitado em razão de outro problema.

O grupo mais atingido pela doença é o das mulheres. Em geral, elas são jovens e encontram o problema durante ecografias de rotina. Cerca de 7% das pessoas no mundo já apresentaram o hemangioma, que costumam ser múltiplos, aparecendo em mais de um local.

As lesões são pequenas na maioria dos casos, porém elas podem atingir até 5 cm de diâmetro, sendo chamadas de “gigantes”.

Sintomas do hemangioma hepático

É normal o hemangioma no fígado não apresentar sintomas. Quando ele aparece, se apresenta em forma de dores abdominais, febre, vômito, náuseas e sensação de inchaço após as refeições. O hemangioma costuma ter outra doença associada, conhecida como dispepsia (uma forma de indigestão), que pode ser descoberta após o diagnóstico do hemangioma.

 

No caso de o hemangioma ser muito grande (e, talvez, ocupar quase toda a região do fígado), pode ocorrer rompimento, seguido de um trauma, que provoca hemorragia na parte interna do organismo.

Ele pode também formar coágulos interiores, consumindo plaquetas e facilitando processos hemorrágicos em outros órgãos. No entanto, os sintomas não aparecem com facilidade, sendo a sensação de saciedade a mais característica.

Tratamento do hemangioma no fígado

Após o diagnóstico, é indicado um tratamento para o hemangioma no fígado. Ele aparece na ultrassonografia como uma lesão de forma arredondada, de cor branca e bordas delineadas. Também pode ser detectado com uso de contraste,  na ressonância magnética, na cintilografia, na arteriografia e na biópsia hepática.

Os exames de sangue podem diferenciar os hemangiomas de câncer, caso o médico esteja com alguma dúvida.  O tratamento do hemangioma no fígado costuma ser feito apenas através de observação clínica e acompanhamento por exames, como a ultrassonografia periódica (que pode ser anual ou a cada dois anos).

Os casos de manchas gigantes requerem maior cuidado, mas as que não apresentam sintomas podem ser tratadas tranquilamente. Em casos mais graves, são realizadas terapias como a ressecção cirúrgica, a ligadura da artéria hepática, o transplante de fígado, a embolização, a corticoterapia (obstrução da artéria que leva sangue ao fígado) e a radioterapia.

Porém, cada caso é analisado individualmente pelo médico que recomenda o tratamento.

Prevenção do hemangioma

Não há uma forma de prevenir o surgimento do hemangioma no fígado. Por isso, é sempre recomendável manter hábitos saudáveis na alimentação. Além disso, uma rotina de exercícios pode ajudar no equilíbrio do corpo e evitar o aparecimento de diversas doenças, como o hemangioma.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!