Descrita em 1904 pelo estudioso Siewert, a síndrome de Kartagener só foi realmente estabelecida como uma doença em 1933. Manes Kartagener foi o pesquisador que detectou e registou casos de vários pacientes que manifestaram sinais de sinusite e bronquiectasia (alargamento ou distorção dos brônquios do pulmão).
Ele também constatou nestes pacientes situs inversos (quando os órgãos da região do tórax e do abdômen se localizam na direção oposta ao lugar em que seriam normalmente situados) com dextocardia (quando o coração está virado para o lado direito do corpo).
3 principais sintomas da síndrome de Kartagener
Posteriormente, a doença foi também chamada de Discinesia Ciliar Primária. Esse nome foi dado porque a síndrome de Kartagener pode ser diagnosticada por um defeito na organização das estruturas dos cílios do epitélio (o tecido) que cobre a árvore respiratória.
Essa síndrome é considerada uma desordem genética rara, caracterizada por um gene autossômico recessivo (quando, por herança genética, ocorre a presença de duas cópias alteradas do mesmo gene, sendo uma cópia do pai e uma cópia da mãe).
A síndrome de Kartagener se apresenta através de alguns sintomas bastante característicos, que costumam surgir juntos, caracterizando a doença. Eles são a sinusite, a bronquiectasia e o situs invesos.
Através desse problema, o movimento dos cílios (pequenos pelos encontrados na região da traqueia e dos brônquios, que servem para ajudar na limpeza da poeira e muco presentes nos pulmões) é modificado, causando o acúmulo de sujeira e micróbios na região pulmonar.
Com isso, são maiores as probabilidades de contrair alguma infecção grave, a exemplo de rinite, sinusite, pneumonia, bronquite e otite.
Outros sintomas da síndrome de Kartagener incluem: insuficiência do coração, chiados durante a respiração (na região do peito), falta de ar, dificuldade para inspirar e expirar, catarro ou coriza com sangue (percebido na expectoração), tosse intensa e aumento nas falanges distais dos dedos (pontas dos dedos).
Homens que são acometidos pela doença podem ficar inférteis, já que ela dificulta a capacidade de os espermatozoides de se moverem pelos canais dos testículos.
Tratamento para a síndrome de Kartagener
Com o objetivo de reduzir os sintomas da doença, prevenindo o surgimento de outros problemas respiratórios, o tratamento da síndrome de Kartagener conta principalmente com o uso de medicamentos, algumas vacinas preventivas e fisioterapia.
Para o trato das infecções que dificultam a respiração, os médicos costumam administrar a ingestão de antibióticos, que podem auxiliar na cura da sinusite, da bronquite ou da pneumonia.
O soro fisiológico, os mucolíticos (substância para eliminar o muco) e os broncoditalatadores ajudam na liberação das sujeiras que infeccionam os brônquios dos pulmões. Vacinas contra vírus e bactérias previnem o aparecimento de doenças infecciosas, entre elas a síndrome.
Para evitar a doença, é também importante não consumir tabaco, não fumar, não entrar em contato com substâncias poluentes e produtos que possam causar irritação ou alergia. Manter-se sempre hidratado, bebendo bastante água, ajuda a manter o corpo fluído e facilita no momento da digestão. Essas dicas fazem com que o muco seja eliminado com maior eficiência.
Para os pacientes com a doença, recomenda-se incluir a fisioterapia no tratamento, já que alguns exercícios de respiração ajudam na remoção do muco que se acumula nos pulmões e nos brônquios.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!