Clínica Geral > Motivação

Doença no trabalho: conheça as principais doenças que afetam os trabalhadores brasileiros e descubra como previni-las

Por Redação Doutíssima 14/04/2014

doença no trabalhoÉ através do trabalho que obtemos nosso sustento e contribuímos com a sociedade por meio de esforço físico ou intelectual. Porém, infelizmente, nem todo emprego é digno e seguro para o trabalhador e alguns colocam em risco a integridade do funcionário, devido a acidentes ou contágios de doenças. Geralmente, os problemas ocorrem por causa da própria natureza da função ou pela falta de condições de segurança e equipamentos, negligenciados por patrões e altos funcionários. Descubra agora quais são as principais doenças ocupacionais no Brasil!

 

Doença no trabalho: por que ocorrem as doenças ocupacionais e quais são elas?

 

Doença no trabalho: Problemas de visão

Complicações e problemas de visão são comuns na maioria dos trabalhadores que trabalham à noite. Esse tipo de doença ocorre, pois durante a noite o corpo altera sua produção de hormonal, reduzindo a capacidade de algumas de suas funções. Como estas horas não são destinadas ao sono, pode ocorrer um desgaste em excesso. Trocar a noite pelo dia também não colabora para uma recuperação ideal. Por isso, o trabalhador corre o risco de ser afetado pela conjuntivite, catarata ou até perder completamente a visão.

 

Doença no trabalho: Câncer e males de radiação

As doenças mais graves causadas pelo trabalho são as causadas por radiações. A exposição a raios X e gama podem gerar uma modificação na produção de células. As ondas ultravioleta, infravermelha, de rádio e micro-ondas, podem afetar órgãos internos – como os testículos, comprometendo a fertilidade ou a potência sexual. Mas a doença ocupacional mais grave é o câncer, que pode afetar a pele, os pulmões ou outros órgãos. Trabalhadores da construção civil são os mais facilmente prejudicados, pois lidam com aparelhos de solda e similares, e outros trabalhadores que lidam com equipamentos radioativos sem a proteção adequada.

 

Doença no trabalho: Doenças da pele

O contato prolongado com produtos tóxicos, como cimento, tintas e solventes, pode causar graves complicações. Por causa disso, funcionários de indústrias químicas, têxteis e metalúrgicas estão sujeitos a doenças como dermatites e até câncer de pele. Uma substância chamada bicromato é uma das mais danosas ao organismo e está presente na maioria dos produtos utilizados em fábricas e construções. Pode causar coceiras, vermelhidão e resultar no surgimento de vesículas. A principal medida de prevenção é o uso de vestimentas especiais de proteção, durante o horário de trabalho.

 

doença no trabalhoDoença no trabalho: LER

As Lesões por Esforço Repetitivo são uma série de problemas físicos, como por exemplo a tendinite, tenossinovite e também a bursite causadas pelo intenso trabalho físico. Aparecem com mais frequência nos operários de fábricas, que trabalham durante um longo período de tempo fazendo os mesmos movimentos. Passar horas em frente a um computador também pode causar complicações. O recomendado aos trabalhadores é a realização de várias pausas durante o horário de trabalho e a realização de exercícios de alongamento durante as pausas.

 

Doença no trabalho: Estresse ocupacional

O estresse ocupacional, causado pelo ritmo caótico das grandes cidades e das sociedades modernas, é diagnosticado em praticamente todas as atividades profissionais. Excesso de carga horária, horários inapropriados, assédio moral ou sexual, baixa remuneração ou ausência de materiais para o exercício da profissão são algumas das causas mais frequentes. Provocam com frequência um comportamento agressivo e ansioso e até mesmo problemas gastrointestinais.

 

Doença no trabalho: Depressão e distúrbios mentais

As doenças de domínio mental são cada vez mais comuns. Os distúrbios mentais podem aparecer quando as condições de trabalho e a pressão psicológica são tão intensas que acabam por agravar o estresse. O paciente pode apresentar distúrbios ainda mais graves – como a fobia social, a depressão e a síndrome do pânico. Entre os profissionais mais atingidos estão os operadores do sistema financeiro, professores, policiais, jornalistas e atendentes de telemarketing.

 

Confira alguns exercícios que podem evitar as lesões no trabalho:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Ginástica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

Por que o stress relacionado ao trabalho é ruim para você

O trabalho agrega valor ao homem?

Capitalismo selvagem: homem, trabalho e produção

Saiba por que relacionamos trabalho e identidade pessoal

Dicas para fugir do sedentarismo no trabalho

8 Vilões do rendimento no trabalho