Entre os principais benefícios que o azeite de dendê proporciona à nossa saúde está a contenção do apetite. O consumo regular deste óleo contribui ainda para a redução do Índice de Massa Muscular (IMC) e da circunferência abdominal.
Na culinária, ele pode ser utilizado tanto na substituição do óleo de cozinha em frituras, como em temperos e complementos. A combinação de uma reeducação alimentar, com a inserção do azeite de dendê no cardápio, e da prática de exercícios físicos regulares, é instrumento eficaz para uma boa dieta.
Azeite de dendê é antioxidante
Além de benéfico para eliminar calorias, o óleo é também antioxidante e ajuda na retardação do envelhecimento. Ele permite ainda a redução do colesterol e atua como um poderoso anticoagulante sanguíneo.
Você pode utilizar este produto diariamente em alimentos crus, saladas, em peixes e carnes diversas. Mas não abuse! O consumo excessivo do óleo, assim de como qualquer alimento, pode causar efeitos colaterais. O ideal é que se acrescente pequenas gotas nas refeições principais. Aprenda duas receitas saborosas que utilizam o óleo como ingrediente.
1. Frango ao molho
Ingredientes
– 4 cebolas picadas;
– 200 ml de azeite de dendê
– 6 pimentas malaguetas
– 1 quilo de coxa de frango sem pele
– 1 quilo de sobrecoxa de frango sem pele
– sal a gosto
– 2 colheres de sopa de tempero pronto em pó
– 5 tomates picados
– 300 gramas de extrato de tomate
Modo de Preparo
Frite as cebolas no óleo e misture a pimenta. Lave as partes do frango e frite com a cebola. Acrescente os tomates, o tempero pronto e o sal. Frite por 10 minutos e coloque o extrato de tomate. Cozinhe por mais 15 minutos e sirva com arroz branco.
2. Moqueca de peixe
Ingredientes
– 1quilo de filé de peixe sem pele
– Sal, coentro, pimenta do reino e suco de limão a gosto
– 2 cebolas picadas
– Pimentão
– 4 tomates picados
– 3 colheres de sopa de azeite de dendê
– 200 ml de azeite de coco
Modo de Preparo
Primeiro tempere o peixe com sal, coentro, pimenta e suco de limão como preferir e deixe de molho por uma hora. Após, coloque o peixe em uma panela grande, intercalando-o com camadas de cebola, pimentão e tomate. Despeje o leite de coco e o azeite por cima da mistura.
Com a panela tampada, cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. Durante o cozimento use uma concha pequena para jogar o caldo por cima do peixe.
Outros benefícios do azeite de dendê
Rico em ácidos graxos e vitaminas A e E, o azeite de dendê é um poderoso hidratante para os cabelos. Você pode aplicá-lo diretamente nos fios, lavando-os posteriormente com xampu para retirar o óleo.
Em cabelos claros é necessário fazer o teste da mecha antes de aplicar, pois sua coloração é forte e pode manchar os fios. Maciez, hidratação, brilho e ação anti-frizz são os benefícios visíveis que o óleo traz para os seus cabelos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!