Receitas

Receitas da Bahia: 3 pratos de sucesso da culinária baiana

Por Redação Doutíssima 03/11/2014

Quando a gente fala em receitas da Bahia, não tem como não mencionar vatapá, acarajé ou a famosa tapioca. A culinária baiana é repleta de influências, mas predominam as contribuições de índios e portugueses.

Temperos são a marca das receitas da Bahia

Pimenta, coentro e azeite-de-dendê, que serve para dar uma cor maravilhosa aos pratos, são indispensáveis em quaisquer receitas da Bahia. A culinária local também é rica em peixes e frutos do mar, carne de sol e frutas. As preferidas são coco, banana, caju, por exemplo.

receitas-da-Bahia

Moqueca é uma das receitas típicas do maior estado do Nordeste. Foto: iStock, Getty Images

O cheiro e as cores das receitas da Bahia também já têm conquistado o paladar de chefs renomados. E, claro, do cidadão comum que aprecia uma boa gastronomia.

As três receitas apresentadas abaixo são de fácil preparo e levam em média 40 minutos para o preparo. A moqueca de peixe e o efó podem ser preparados com bastante pimenta, mas é claro, sempre respeitando o paladar de cada um. Já o quindim é um clássico não só das receitas da Bahia, mas também da culinária nacional.

Veja 3 receitas da Bahia

– Moqueca de peixe

Ingredientes:

2 quilos de peixe

2 limões

2 cebolas

1 dente de alho

1 pitada de sal

4 tomates sem peles

1 xícara de azeite de dendê

1 xícara de leite de coco

Coentro fresco

Pimenta

3 colheres de sopa de azeite de oliva.

Modo de Preparo:

Lave o peixe com água e bastante limão, depois tempere com sal, alho, pimenta, rodelas de cebolas, tomates, coentro e limão. Coloque os azeites e leve ao fogo por meia hora. Por fim, coloque o leite de coco e deixe ferver.

– Efó

Ingredientes:

4 xícaras de folhas de língua de vaca aferventadas

2 xícaras de camarões defumados e descascados

1 xícara de castanha de caju e amendoim

2 cebolas grandes cortadas em tiras

3 dentes de alho

1 xícara de água

1 xícara pequena de azeite de dendê

1 xícara de leite de coco

Sal, pimenta e gengibre.

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata a água, a castanha, o amendoim, a cebola e o alho. Depois leve ao fogo junto com as folhas de língua de vaca cortadas em tamanhos regulares. Cozinhe com o azeite de dendê, a pimenta e o gengibre. Mexa por meia hora, ou até secar. Ao final, junte o leite de coco, mexendo até engrossar, e pronto: você tem mais uma das saborosas receitas da Bahia.

– Quindim

Ingredientes:

Queijo parmesão ralado

1 xícara de leite de coco

3 colheres de manteiga

1 xícara de coco ralado

2 xícaras de açúcar

8 gemas

Modo de Preparo:

Misture a manteiga com o açúcar. Depois junte as gemas, uma a uma, misturando sempre. Acrescente o coco ralado, o queijo e o leite de coco. Misture tudo outra vez e coloque numa fôrma untada com 20cm de diâmetro.

Leve ao forno e asse em fogo alto (200°C), pré-aquecido, por 45 minutos. A assadeira deve ser colocada no forno em banho-maria, com água já aquecida. Depois é só deixar esfriar e desenformar.