Se você está querendo contratar um seguro de vida, provavelmente está se perguntando “quanto eu preciso?”, “que tipo de política é o melhor?” e “qual empresa que devo escolher?”. Não há dúvida, fazer esse tipo de seguro pode ser mais do que assustador. Por isso, é sempre importante tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto para escolher a melhor oferta.
Este tipo de seguro é um contrato feito com um seguradora, para que caso aconteça algum problema com o titular, seja morte ou invalidez permanente, as pessoas que dependam dele possam ser protegidas financeiramente por um determinado período.
Mas ao contratar este tipo de serviço, é necessário pesquisar e realmente saber o que você precisa ou espera de um seguro de vida. Veja algumas dicas de como contratar um seguro de vida e não se arrepender com a escolha.
Por que você precisa de um seguro de vida
Não é demais ressaltar que o seguro de vida é projetado para fornecer segurança financeira a uma família, em caso de morte de um cônjuge.
Ter esta garantia pode ajudar a pagar uma educação universitária, financiar a aposentadoria, manter as contas da casa por um tempo, além de manter em dia financiamentos ou pagar dívidas se houver.Em suma, se outras pessoas dependem da sua renda, você deve considerar o seguro de vida.
A quantidade de dinheiro que sua família ou herdeiros receberão após a sua morte pode ser estipulado através de muitas fórmulas. A maneira mais fácil é simplesmente ter o seu salário anual multiplicado por 8.
Você pode usar qualquer ferramenta de planejamento para ter uma ideia do valor de cobertura que você vai precisar para o seu seguro. Mas lembre-se que quanto maior for a cobertura, maior será seu investimento.
O corretor de seguro de vida
Procure um corretor independente. Eles têm acesso a muitos mais produtos do que apenas uma empresa pode oferecer. Ele pode ser capaz de oferecer muitas opções, e então você pode escolher a que mais lhe interessar.
Assim como acontece com os planos de saúde, no caso do seguro de vida o custo pode aumentar conforme a idade. Muitas das seguradoras podem fazer algumas ressalvas a novos clientes em idade superior a 60 anos.
Além disso, existem muitos casos onde a renovação pode ser prejudicada em razão disso. Por isso, é importante buscar uma empresa série para não ter este tipo de problema.
Os beneficiários podem ser incluídos em qualquer tipo de seguro de vida. Isso significa que o dinheiro irá para a pessoa a qual o titular do seguro escolheu. Ao fazer um seguro de vida, você pode escolher quantos beneficiários quiser, inclusive acrescentar com o tempo.
Como escolher a seguradora
Ao contratar uma empresa para fazer o seu seguro de vida, busque uma marca consolidada no mercado e com boas referências. Além disso, veja todos os itens do contrato com cuidado, já que muitas vezes existem algumas condições específicas para a liberação do valor do seguro.
Não hesite em negociar as condições e não deixe de questionar caso não entenda algum item contido nele. O seguro de vida deve ser algo claro e que realmente traga segurança.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!