Planos de Saúde

Como escolher os melhores convênios médicos

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Nem sempre decidir por ter ou não um convênio médico pode ser a maior dúvida do consumidor. Depois de passar a fase do “ter ou não ter, eis a questão”, vem outra ainda mais complicada, aquela pode representar o acerto ou o erro por completo. É a escolha pelos melhores convênios médicos.

melhores convenios medicos

Pesquisa e interesse devem ser pauta na busca pelo melhor plano de saúde. Foto: iStock. Getty Images

Se você está pensando em abandonar a saúde pública para se ver livre de filas, atendimento ruim, esperas intermináveis, ou gastos altíssimos no caso de pagar pelo serviço quando precisa, então, faça uma boa escolha para não se arrepender da troca.

Para auxiliá-lo nesta escolha, preparamos algumas dicas para você colocar em prática na hora da escolha do plano, e acertar nos melhores convênios médicos, na hora de assinar o contrato.

Acerte entre os melhores convênios médicos

 

Analise cada modalidade de plano para ver em qual você se encaixa melhor de acordo com sua necessidade. Se você precisa de plano só pra você, ele pode custar mais caro. Mas, se você tem uma família para incluir, isso diminui o custo do plano, por ser coletivo, todos terem direito à mesma assistência e o custo ser um só.

Se você trabalha em uma empresa que conta com plano coletivo, este pode ser também uma ótima escolha. Avalie qual é a configuração do plano escolhido pela empresa e veja se ela cobre suas necessidades.

No caso de você ser um profissional liberal, pode também preferir um plano coletivo por adesão. Esta modalidade é feita por intermédio de associações ou entidades de classe.

Mas cuidado, o plano, neste caso, pode estar entre os melhores convênios médicos, mas na hora do reajuste, pode lhe dar um susto, uma vez que este tipo de plano não tem o percentual máximo de reajuste definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como nos planos individuais ou familiares.

Definida sua necessidade e o tipo de convênio que deseja fazer, o próximo passo é avaliar o desempenho das operadoras da sua região. Você pode fazer isso por meio das informações divulgadas pela ANS.

O site da agência – que todos os anos divulga o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), de onde você pode ter a lista dos melhores convênios médicos -, é uma ótima fonte de pesquisa.

Não deixe de avaliar a qualidade dos serviços credenciados à rede da operadora que você escolher, para não descobrir muito tarde que o seu médico de confiança ou hospital que você queria estão fora da rede.

Compare entre os melhores convênios médicos

 

Compare o que as operadoras oferecem – e não esqueça de verificar se todas as promessas estão registradas no contrato -, existem muitas maneiras de fazer isso. Uma delas é pelos chamados planos de saúde online, corretoras que vendem convênios de várias empresas e que têm gente especializada para auxiliá-lo na escolha e nos comparativos.

Negocie sempre. Prazos, burocracias, carências. A negociação está liberada, e mais uma vez, tome o cuidado de registrar no contrato qualquer negociação feita. Pense se você realmente vai ter a comodidade que espera ter no momento de optar por um convênio.

E se você ainda tiver dúvidas, consulte a ANS, ela pode lhe dar o suporte para que a sua escolha fique entre os melhores convênios médicos do mercado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!