Planos de Saúde

Conheça vantagens e direitos do plano de saúde para bebê

Por Redação Doutíssima 04/02/2015

Quando uma família está na expectativa de ter um novo integrante, muitas pessoas se perguntam se é necessário um plano de saúde para bebê. Isso porque nesta fase as crianças precisam de muito mais cuidados médicos do que em outras fases da vida.

plano de saude para bebe

Os pequenos podem ter planos individuais de saúde. Foto: iStock, Getty Images

Na verdade, não existe um exclusivo plano de saúde para bebê, como é o caso dos aposentados, mas os pequenos podem ser incluídos nos planos dos pais ou também serem os titulares do plano tradicional.

Se você está grávida e já tem um plano de saúde, deve buscar em seu contrato com o plano de saúde como ele trata questões referentes a obstetrícia. Ter um plano de saúde para bebê previamente encaminhado com a operadora pode significar mais tranquilidade e economia.

Plano de saúde para bebê, é necessário?

 

Se você tem dúvidas quanto à necessidade de ter um plano de saúde para bebê, precisa ter certeza que tem disposição de aguardar o tempo necessário para atendimento público. Isso porque o atendimento através de um plano de saúde pode ser muitas vezes mais ágil e você tem a facilidade de agendar a data conforme a sua disponibilidade.

Além disso, você poderá fazer o acompanhamento do bebê com um médico de sua confiança, desde que faça parte da rede credenciada, pois em muitos casos nem sempre se consegue atendimento com o mesmo profissional em hospitais e postos de saúde públicos.

Você pode querer pensar em um plano de saúde para bebê assim que engravidar, pois este convênio pode significar mais economia na hora do parto.

Isso porque você pode fazer todo o pré-natal, exames, e o próprio parto pelo plano, e inclusive incluir o pediatra para acompanhar este momento. Depois disso, o bebe irá precisar ir quase todos os meses em seu médico pediatra, e todo este acompanhamento pode estar incluso no valor do plano de saúde para bebê.

Como funciona o plano de saúde para bebê

 

Quando a gestante tem um plano de saúde, o seu bebe recém-nascido tem cobertura do plano por 30 dias e, nesta data, os pais devem incluir o novo bebê como dependente em seu plano de saúde. Caso a data seja ultrapassada, a criança terá de cumprir carência de seis meses para ser atendida pelo convênio.

O plano de saúde para bebê é a primeira faixa etária dos planos de saúde em que são baseados os valores a serem pagos. Esta primeira etapa é dos 0 aos 18 anos. Além de utilizar o plano dos pais, o bebê pode ser incluso no plano de saúde dos avós, mas em casos de um plano empresarial é preciso ver a disponibilidade no contrato entre empresa e operadora.

Mas se você não está vinculado a nenhum plano de saúde, pode fazer um plano de saúde para bebê, que entra na categoria individual. Para isso, basta procurar um corretor de plano de saúde e ver quais as operadoras oferecem as melhores propostas.

É valido lembrar que as regras também valem em caso de filhos adotivos, inclusive o prazo de 30 dias, que contam a partir da oficialização da adoção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!