Clínica Geral

Confira dicas para enfrentar com saúde os dias de calor

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

Sombra e água fresca é tudo que a gente quer em dia de muito calor, não é mesmo? Mas, para quem não está de férias ou de folga, isso é praticamente impossível durante a semana.

calor

Alimentação leve, água e roupas adequadas ajudam a enfrentar dias muito quentes. Foto: iStock, Getty Images

Com temperaturas passando facilmente dos 40ºC em quase todos os estados brasileiros, é preciso tomar alguns cuidados para manter o corpo sempre saudável. Hidratação, alimentação leve e protetor solar são indispensáveis.

Risco de desidratação aumenta com o calor

Em dias de muito calor,  nosso organismo precisa de mais água para regular a temperatura do corpo, por isso suamos. À medida que vamos colocando água para fora, precisamos fazer a reposição.

 

No verão, são necessários até três litros por dia de água. Não vale suco, chás, café ou refrigerante, pois eles contêm açúcar que ajudam na desidratação.

 

Aquela cervejinha gelada, quase indispensável no calor, também é um fator de risco. Ainda mais se aliada ao sol, como é comum na beira da praia. 

 

Por isso, se você é daquelas que não abre mão de uma geladinha, procure intercalar com um copo de água. Assim, você evitará que seu corpo desidrate e também previne aquela tonturinha.

Veja 5 dicas para enfrentar os dias de calor

1. Use protetor solar

Não importa se você não está na praia ou na piscina, seu corpo também precisa de proteção na cidade.

 

Antes de sair de casa para o trabalho, passe protetor solar no rosto, pescoço, colo, braços e pernas. O filtro solar deve ser contra radiação UVA e UVB e o fator de proteção deve ser acima de 30 FPS. Idosos e bebês também devem usar filtro solar.

2. Evite o sol das 10h às 16h

É comum buscarmos refresco do calor em piscina, balneários e na praia. Chegar cedo e aproveitar o máximo do sol, também é algo que faz parte.

 

Mas essa atitude pode trazer sérios riscos à saúde. O ideal é evitar a exposição solar entre 10 horas e 16 horas, nesse período os raios solares são mais intensos e perigosos.

 

3. Use roupas leves

Roupas leves são indispensáveis em dias de calor. As feitas com tecido de algodão são as mais indicadas, pois ajudam na transpiração da pele.

 

Evite também roupas muito justas, pois, além de dificultarem a transpiração, elas podem ser um fator para infecção por fungos na região íntima. Calçados abertos, como sandálias, são os mais indicados.

 

4. Mantenha os ambientes ventilados

Manter os ambientes ventilados e arejados é vital em dias quentes. Abra as janelas logo cedo ou ao final do dia para o ar poder circular.

 

Ao usar ventilador e ar condicionado, mantenha sempre os equipamentos limpos, para não circular poeira e bactérias. Quem tem rinite e sinusite deve ter cuidado redobrado.

 

5. Alimentação deve ser leve

Cuidar da alimentação também é importante para deixar a saúde em dia em dias quentes. Prefira alimentos leves, como frutas e verduras. Evite alimentos gordurosos, frituras e molhos.

 

No verão, o melhor é fazer pequenas refeições várias vezes ao dia. Isso evita o mal estar e possíveis problemas de má digestão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!