[the_ad_group id="16401"]
Pele

O calor está aí: principais cuidados com a pele no verão

Por Redação Doutíssima 04/12/2014

A temporada mais quente do ano já está aí. Aproveitar os dias de sol, de preferência na praia, é o que a maioria quer. Mas descansar, dar um tempo dos estresses acumulados durante o ano não significa descuidar da saúde. Com o calor, é preciso na verdade redobrar a atenção com o corpo. Os cuidados com a pele no verão, neste contexto, são fundamentais.

cuidados-com-a-pele-no-verão

Atividades ao ar livre pedem mais cautela nessa estação. Foto: iStock, Getty Images

Aumente os cuidados com a pele no verão

 

Com dias mais longos e ensolarados, as pessoas acabam realizando atividades ao ar livre com mais frequência. No entanto, é necessário lembrar que é também na estação do calor que as radiações solares incidem com mais intensidade sobre a Terra, o que amplia os perigos de queimadura e câncer da pele, entre outros problemas.

 

Assim, manter religiosamente os cuidados com a pele no verão é essencial para impedir a exposição cutânea aos males do sol. Muitas são as alternativas de preservação da derme oferecidas no mercado hoje, especialmente depois da expansão das clínicas estéticas no país.

 

7  dicas de cuidados com a pele no verão

 

Quando o assunto são cuidados com a pele no verão, contudo, há preocupações que são consideradas básicas e que podem facilmente ser introduzidas à rotina. Confira:

 

1. Sabonete antisséptico

 

Lave o rosto com sabonete antisséptico e aplique creme hidratante. Dê prioridade aos produtos indicados pelo dermatologista, além dos que contenham vitamina C. Preserve este ritual pela manhã e antes de dormir.

 

2. Protetor solar

 

Espalhe protetor solar na face e no corpo em torno de 20 a 30 minutos antes de sair. Trata-se de um dos cuidados com a pele no verão mais importantes. Lembre-se de reaplicar a loção a cada duas horas ou sempre que transpirar excessivamente ou tiver contato com água.

 

Os itens com FPS (Fator de Proteção Solar) 15 ou 20 podem ser adotados no dia a dia. Já os FPS 30 ou mais são ideais para exposições mais longas, isto é, quando se vai à praia ou à piscina.

 

Espalhe o produto uniformemente em todas as áreas do corpo, ou seja, também nas mãos, orelhas, nuca e pés. Para quem tem cicatrizes, é importante que elas sejam protegidas para não ficarem escuras. Nestes casos, as barreiras podem ser feitas com esparadrapos.

 

3. Depilação

 

Não se depile na véspera da exposição solar. A depilação deve ser feita com 48 horas de antecedência, caso contrário, a pele pode ficar manchada.

 

4. Banhos quentes

 

Evite banhos quentes para não ressecar ainda mais a pele, pois ela já fica naturalmente mais seca neste período. A dica para que se mantenha mais hidratada é ingerir líquidos, de preferência de dois a três litros diários.

 

5. Tratamentos

 

Abdique de tratamentos a laser ou com produtos químicos durante o verão. As chances de danificar a tonalidade da pele em qualquer exposição sol são potencializadas.

 

6. Raios mais fortes

 

Mais um dos cuidados com a pele no verão na lista de primordiais: não se exponha ao sol entre as 10 e as 16 horas, quando as emissões radiativas são mais fortes. É neste intervalo que mais se registram queimaduras do sol.

 

7. Proteção extra

 

Por fim, investir em chapéus e roupas de algodão pode ajudar a reter cerca de 90% das radiações ultravioletas. Evite tecidos sintéticos, como o nylon, que bloqueiam somente 30% dessas emanações.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]