Esporte

6 Dicas para conseguir correr no calor sem passar mal

Por Redação Doutíssima 11/03/2014

O calor é um dos maiores inimigos da corrida, mas você não pode deixar de treinar só porque chegou o verão! Para melhorar as sessões de corrida debaixo das altas temperaturas, é preciso saber se proteger do calor.

 

correr no calor

Correr no calor necessita uma boa resistência física, uma boa hidratação e um bom treinamento físico.

Caso contrário, muitos problemas podem surgir durante o exercício e correr no calor se tornará um pesadelo. Segundo o fisiologia Diego Barros  “É essencial se preocupar com o horário da corrida ao ar livre, priorizar tecidos leves e manter o corpo sempre hidratado”. Veja as dicas que os especialistas dão para correr no calor.

 

Top 6 dicas para correr no calor

 

1. Beba Sempre

 

No clima de temperaturas elevadas o certo é consumir ao menos dois copos de água a mais que o normal. Se você corre pela manhã, hidrate-se bem no dia anterior. É importante ingerir entre meio litro e um litro de líquido por hora de exercício, ou 90-180ml de líquidos a cada 20 minutos. Se você preferir, consuma bebidas que contêm eletrólitos, porque o suor elimina uma grande quantidade de sais minerais do organismo.

 

2. Corra ou muito cedo ou muito tarde

 

Algumas pessoas preferem partir para o treino por volta das cinco da manhã. Assim não sofrem com o sol, principalmente em regiões extremamente quentes com temperaturas acima de 30º C. Se você não consegue acordar tão cedo disposto para uma corrida, a dica para evitar correr no calor é realizar o treino  o mais tarde que conseguir, quando o sol já estiver acabado, ou mesmo uma corrida noturna antes de dormir.

 

3. Planeje seu treino

 

Verifique que o lugar do treino possua bebedouros e locais que vendam alimentos e bebidas. Uma sugestão é programar o seu circuito em locais que você possa encher sua garrafinha ou até mesmo deixar uma escondida pelo caminho.

 

correr no calor

Durante toda corrida é importante se hidratar.

 

4. Material certo

 

Quando for correr no calor, invista em um equipamento que te deixe confortável. De preferência a roupas super leves e se possível com tecidos inteligentes para dispersar o suor. A sua pele ficará mais fresca e consequentemente o seu treino, mais agradável. Os bonés possuem um papel além de proteger do sol, experimente colocar um pouco de gelo sobre o boné. Com o derretimento do gelo, a água vai escoar refrescando o corpo.

 

5. Seja sensato

 

Sentiu mal estar e parou de suar? Quando alguns sinais de alertas aparecem, ouça o seu corpo e os sinais que ele está enviando. Procure um lugar com sombra e frio e dê uma relaxada. O corredor Rik van der Vaart que sofreu com o calor quando se mudou para Aruba há 10 anos dá a dica  “Pare o treino, vá para uma sombra e beba água gelada se você sentir náuseas, enjoos ou dores de cabeça durante sua corrida ao sol”.

 

6. Vá pela sombra

 

Se for possível, durante as férias de verão, tente programar as viagens para as regiões montanhosas, com temperaturas mais baixas. Os seus treinos se tornarão muito mais agradáveis. Para evitar correr no calor, programe suas corridas em áreas residenciais onde há muitas árvores para aproveitar os pedaços de sombras pelo circuito.

 Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!