Saúde

Previna-se! Escutar música alta pode levar à surdez

Por Redação Doutíssima 08/02/2015

No ônibus, nas ruas, no metrô, na academia, durante a caminhada ou a corrida. Escutar música se tornou um hábito recorrente em grande parte do nosso dia. O fone de ouvido tem se tornado cada vez mais um companheiro inseparável das pessoas.

escutar musica

Os fones de ouvido podem ser prejudiciais à audição se usados no volume máximo. Foto: iStock, Getty Images

Só que o que parece uma mania saudável e prazerosa pode ser muito prejudicial para a saúde.  A falta de cuidados e o uso constante de fones de ouvido, no volume máximo, podem causar a perda irreversível da audição.

 

Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao ouvir música e, assim, preservar a audição, evitando a perda no futuro.

Segundo especialista, o grande problema no uso do fone de ouvido para escutar música, que foi pensado como alternativa para escapar do barulho do entorno, é o volume do som que entra diretamente no ouvido, sendo uma combinação perigosa que pode levar o indivíduo a surdez.

 

Fone de ouvido para escutar música é prejudicial

Ao escutar música por fones de ouvido, geralmente a pessoa deseja ouvir somente a música que toca no player. Só que o som do ambiente externo também acaba entrando nos ouvidos, fazendo com que a pessoa aumente cada vez mais o volume, podendo chegar à sérias lesões auditivas.

As perdas auditivas provocadas por ruídos excessivos podem ser imediatas, assim como também podem ser cumulativas e progressivas.

Escutar música acima do suportado pelo aparelho auditivo danifica as células ciliadas, responsáveis pela audição, provocando danos que podem ser irreversíveis.

A gravidade da lesão vai depender da intensidade do barulho e do tempo que a pessoa ficou exposta a ele. A presença de um zumbido permanente é o primeiro sintoma da perda de audição.

Isso ocorre porque a lesão ocorre primeiramente nas células mais sensíveis, responsáveis pela amplificação do som. Nesse estágio, costuma ocorrer uma leve perda de audição.

Caso a lesão atinja as células de codificação do som, pode haver perda total da audição. Por isso, quem ou já usou muito fone de ouvido com volumes exagerados deve procurar um médico e fazer um teste auditivo chamado Audiometria.

 

Moderação na hora de escutar música

Assim como o resto do corpo, o ouvido também envelhece. A partir dos 50 anos, as células auditivas começam a morrer. No entanto, este envelhecimento não causa perda total da audição a não ser que esteja associado a outras doenças.

Problemas como diabetes, colesterol alto e pressão alta podem acelerar o processo de perda auditiva, visto que elas diminuem a circulação do sangue no único vaso do ouvido, responsável pela nutrição.

A audição perdida, seja por causa de ruídos fortes ou pelo envelhecimento, jamais será recuperada se as células auditivas tiverem morrido.

Por isso, é importante utilizar os fones com moderação e não escutar música muito alta ou por muito tempo. O modelo mais indicado é fone de arco, pois ele garante melhor isolamento acústico e evita o uso em um volume muito alto.


Além disso, nunca ultrapasse 70% do volume máximo do aparelho e evite dormir com eles, pois o órgão precisa de descanso para se recuperar da sobrecarga sonora diurna.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!