Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para curar infecção do ouvido

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

A infecção do ouvido é um problema comum, principalmente nas crianças. A condição, chamada, no vocabulário médico, de otite, atinge um dos órgãos mais delicados do nosso corpo e, caso não seja bem tratada, pode levar a uma série de complicações. Para evitar os efeitos colaterais que alguns fármacos podem causar, há a possibilidade de optar por remédios naturais para combater a infecção.

infecção-do-ouvido

Infecção no ouvido geralmente ocorre devido a uma obstrução por muco. Foto: iStock, Getty Images

Como ocorre a infecção do ouvido

É principalmente na parte central da orelha que costuma ocorrer a infecção do ouvido. Ela é causada por uma obstrução atrás do tímpano, ocasionada por muco ou fluido. O ouvido fica fraco e o sentido de audição da pessoa é afetado. A otite também podem ser causada por alergia alimentar, problema respiratório superior, alergia ambiental, genética, lesão interna ou deficiência nutricional.

Em adultos, os principais sintomas são a dor e o inchaço do ouvido, mas crianças podem apresentar febre, dificuldade para dormir e outros. Os antibióticos são a solução comum para obter alívio imediato. Mas, muitas vezes, estes medicamentos podem conduzir a efeitos secundários graves. Se você deseja evitá-los, confira alguns remédios caseiros – absolutamente naturais e inofensivos – que podem curar a infecção do ouvido.

Alho

O alho é muito eficaz para o alívio da infecção do ouvido, podendo ser usado de diversas maneiras. O óleo de alho (que é simplesmente o alho adicionado ao azeite) pode ser aquecido e usado na orelha com um conta gotas. Ele também pode ser friccionado em torno da própria orelha e utilizado ao longo da parte lateral do pescoço.

Esse ingrediente ainda possui compostos aromáticos que têm uma poderosa ação antisséptica e anti-inflamatória. Muitas pessoas afirmam que o alho é realmente o mais rápido e mais poderoso remédio caseiro no combate às infecções de ouvido.

Os compostos antissépticos serão absorvidos através da pele e do tímpano para o ouvido interno, combatendo a infecção e a inflamação. Outra maneira de usar o alho é cortar um pedaço de alho fresco de modo que caiba confortavelmente no ouvido externo. Mas cuidado: não coloque o dente de alho dentro do seu canal auditivo.

Cebola

Uma das soluções para aliviar a dor de ouvido muito rapidamente utiliza uma cebola. Tal como acontece com o alho, há várias maneiras de utilizar o alimento para esse fim. Comece cozinhando ou assando uma cebola com a pele até que esteja bem macia. Esmague um pouco da cebola cozida em uma tigela a pressione para conseguir o seu suco.

Se necessário, adicione uma pequena quantidade de água para extrair melhor o líquido. Utilizando um conta gotas, coloque um pouco do suco quente na orelha. Normalmente isso alivia a dor em questão de minutos. Um método alternativo consiste em cortar a cebola cozida e colocá-la contra a parte externa da orelha, mantendo-a de cinco a 20 minutos.

Canela

Se você não gostou dos métodos anteriores para eliminar a infecção do ouvido, a canela é a solução. Polvilhe canela em pó em um pouco de azeite (ou outro óleo vegetal). Aqueça o óleo em uma temperatura baixa. Quando o óleo estiver quente, retire do fogo e deixe esfriar até a temperatura do corpo. Coe se necessário e utilize algumas gotas no ouvido.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!