Saúde

Ainda não sabe o que é cistite de lua de mel? Aprenda a evitar o problema

Por Redação Doutíssima 20/02/2015

A cistite de lua de mel é uma doença com pouca gravidade que atinge muitas mulheres. Ela nada mais é do que uma infecção do trato urinário (cistite), ou mais popularmente dizendo, uma infecção de bexiga ou urinária.

 

cistite de lua de mel

Dor para fazer xixi e coceira na virilha podem significar cistitite pós-coito. Foto: iStock, Getty Images

 

O nome é antigo e surgiu porque a doença atinge principalmente as mulheres no início da vida sexual ativa, e antigamente a regra era casar-se virgem. Eram frequentes os casos de moças que iam para suas luas de mel saudáveis e voltavam com os sintomas da infecção, daí o nome cistite de lua de mel.

Atualmente, a doença também é conhecida como cistite pós-coito. Ela pode atingir mulheres de todas as idades, sendo mais comum nas que estão no início da vida sexual, as que estão na menopausa, as que têm relações frequentes ou que trocam muito de parceiros.

 

Causas e sintomas da cistite de lua de mel

 

Assim como todas as outras infecções, a cistite de lua de mel é causada por bactérias. Neste caso, as bactérias são produzidas pela própria flora vaginal da mulher. Com a relação sexual, são empurradas com a penetração e atingem a mucosa da bexiga.

Quando a mulher tem sua primeira penetração, ocorre o rompimento do hímen, o que pode gerar sangramentos. Se a área não for devidamente higienizada, o acúmulo de resíduos de sangue pode propiciar a formação de bactérias que causam a doença.

 

O excesso de sexo também é uma das causas da infecção. Principalmente na lua de mel (outro motivo para o nome), já que as relações sexuais são mais frequentes e intensas.

Por conta disso, a pele da vagina se desgasta e lesões mínimas na uretra são comuns, o que causa a infecção.

A troca de parceiros contínua é outra possível causadora, isto porque o corpo da mulher precisa de tempo para se adaptar ao corpo do parceiro. Quando o ‘encaixe’ é novo, pode ocorrer durante a penetração o empurro das bactérias naturais da vagina para dentro da bexiga.

Seja qual for a causa da infecção, os sintomas da cistite de lua de mel são praticamente os mesmos em todos os casos.

Geralmente, a mulher sente muita vontade de urinar, mesmo quando está com a bexiga vazia, dor e queimação enquanto faz xixi, além de sensação constante de queimação na área.

Pequenas quantidades de sangue na urina, coceira e irritabilidade na virilha também são sintomas comuns. As dores abdominais existem, mas a intensidade varia conforme o caso, sendo que, em situações mais avançadas, pode haver a incidência de febre baixa.

 

Tratamentos para a cistite de lua de mel

 

Como já foi dito anteriormente, a cistite de lua de mel é uma doença simples, portanto o seu tratamento também é. O problema pode ser sanado com o uso de antibióticos ou pomadas de aplicação local, receitados por um médico.

A infecção pode atingir a mulher mais de uma vez. Para evitar que isso ocorra, mantenha sempre a região vaginal bem higienizada.

Procure, também, urinar sempre antes e depois das relações sexuais. Estas duas medidas irão evitar que as bactérias de acumulem na vagina e sejam empurradas para a bexiga.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!