Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para cistite

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

A cistite é uma inflamação na bexiga que causa dor e desconforto. Na maioria das vezes, é causada por uma infecção bacteriana no trato urinário. Menos frequentemente, a cistite ocorre devido a uma reação de certos medicamentos, terapia de radiação ou spray de higiene feminina, espermicidas ou o uso a longo prazo de um cateter.

cistite

Remérios caseiros ajudam a prevenir e combater a cistite. Foto: iStock, Getty Images

A cistite também pode ocorrer como uma complicação de outra doença. Entre os seus sintomas, além da dor local, é comum ter sensação de queimação ao urinar, sangue na urina, urina turva ou com cheiro forte, desconforto na região pélvica e febre baixa.

 

O tratamento imediato é necessário para que a infecção não cause danos aos rins. Além do tratamento médico convencional, muitos remédios naturais ajudam a prevenir e tratar a cistite. Veja quais são os melhores métodos caseiros para acabar com este problema.

 

Remédios caseiros para cistite

 

Vinagre de maçã

 

O vinagre de maçã é uma rica fonte de enzimas, potássio e outros minerais que impedem que as bactérias que causam as infecções do trato urinário se multipliquem. Aquelas pessoas que sofrem com cistite podem usar vinagre de maçã como um antibiótico natural para tratar a infecção.

 

Adicione duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água. Como alternativa, adicione o suco de limão e adoce com mel. Misture bem. Beba isso duas vezes por dia, durante alguns dias.

 

Bicarbonato de sódio

 

O bicarbonato de sódio vai aumentar o equilíbrio ácido-base da urina e dar alívio à dor. Neutralizar a acidez na urina também vai ajudar a acelerar o processo de recuperação. Basta adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio para um copo de água e beber uma ou duas vezes por dia.

 

Abacaxi

 

Esta fruta contém uma enzima chamada bromelina, que possui propriedades anti-inflamatórias, que reduzem os sintomas da cistite. Por isso, comer uma xícara de abacaxi regularmente ajuda a prevenir infecções do trato urinário. É possível, também, fazer o suco com a metade de um abacaxi e beber. É melhor usar a fruta fresca, porque a versão em lata pode conter conservantes.

 

Compressas

 

O uso regular de compressas de água quente ajudará a minimizar a pressão da bexiga e aliviar a dor causada pela infecção. A compressa quente também diminui a inflamação e ajuda a prevenir o crescimento das bactérias.

 

Coloque um pouco de água quente em uma garrafa pet, então deixe-a no seu abdômen por alguns minutos. Você também pode colocar uma bolsa de água na região abdominal inferior para obter alívio da dor.

 

Água

 

Beber muita água é necessário quando se tem qualquer tipo de cistite. Tome de oito a 10 copos de água diariamente – isso vai ajudar você a urinar com mais frequência, o que é essencial para lidar com este tipo de infecção.

 

Além disso, sua urina se torna menos concentrada, e as bactérias causadoras da infecção serão liberadas do seu organismo. Junto com a água, beba sucos de frutas, para fornecer ao seu corpo vitaminas e minerais que ele necessita para combater a infecção.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!