Medicamentos > Saúde

Pílula da inteligência oferece efeitos colaterais

Por Redação Fortíssima 04/02/2016

Aumentar o poder de concentração, memória e energia. Essas são algumas das causas que podem levar uma pessoa a tomar a chamada pílula da inteligência. Mas será que esse remédio dito mágico é realmente seguro e capaz de melhorar o seu desemprenho na realização de atividades?

O que nem todo mundo sabe é que pílulas como essa não foram criadas para turbinar o cérebro. Elas foram elaboradas para servir como medicamento convencional para tratar problemas como a narcolepsia, por exemplo. No entanto, elas têm sido cada vez mais consumidas por pessoas saudáveis que querem melhor seus desempenhos.

Efeitos da pílula da inteligência

O Stavigile — um medicamento feito de uma substância chamada modafinil- foi chamado de primeira pílula da inteligência segura do mundo. Pesquisas realizadas por cientistas das universidades de Harvard e Oxford sugeriram que os efeitos são de baixo risco quando o medicamento é consumido por um curto período de tempo.

Entre os principais efeitos colaterais apontados pelos pesquisadores estão a sonolência, leve tremedeira e dores de estômago. No entanto, alguns usuários já relataram sentir insônia, dores de cabeça e erupções cutâneas potencialmente perigosas.

Por isso, diversos médicos e especialistas alertam que os medicamentos devem ser prescritos exclusivamente para quem realmente precisa deles e os pacientes devem receber o devido acompanhamento. Isso porque o uso contínuo dessas substâncias pode comprometer a saúde do usuário.

pilula-da-inteligencia-doutissima-iStock-getty-images

Os especialistas recomendam cuidado com o uso da pílula. Foto: iStock, Getty Images

Pílula da inteligência tem sua venda restringida

No entanto, muitos jovens e adultos — que não sofrem necessariamente de distúrbios de sono – estão tomando esses remédios para melhorar seu desempenho cognitivo e ignoram os riscos que o consumo indiscriminado pode oferecer.

Para diminuir esse uso desenfreado, a Europa restringiu a venda do medicamento a pacientes em tratamento da narcolepsia, portando receita médica. Em complemento, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde, órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou alguns cuidados aos profissionais de saúde:

  • O modafinil não deve ser usado por pessoas com hipertensão ou arritmias cardíacas não controladas, antes do 18 anos de idade e por gestantes ou lactantes
  • O medicamento deve ser descontinuado e não reiniciado em casos de reações graves dermatológicas ou de hipersensibilidade, transtornos psiquiátricos, como desejo suicida
  • Um eletrocardiograma de linha de base deve ser feito antes do início do tratamento. Os pacientes com quadro clínico incomum devem ser mais avaliados por especialistas antes que o tratamento possa ser iniciado
  • A função cardiovascular, principalmente a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, deve ser monitorada regularmente. Além disso, a pílula da inteligência deve ser descontinuada em pacientes que desenvolverem arritmia ou hipertensão moderada a grave
  • O remédio deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de psicose, depressão, mania, abuso de álcool, drogas ou substâncias ilícitas. Nesses casos, deve-se monitorar cuidadosamente e qualquer alteração comportamental deve ser notificada. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!