Filhos

Veja como economizar com a lista de material escolar dos filhos

Por Redação Doutíssima 26/02/2015

Com a proximidade do fim das férias, é preciso se preparar para o retorno da rotina. Para aqueles que têm filhos, este é o momento de ir às compras e deixar a lista de material escolar em dia para a volta às aulas.

lista de material escolar

Pesquisar com calma é uma forma de economizar ao comprar o material escolar. Foto: iStock, Getty Images

Mas antes de fazer isso, os pais devem se programar para evitar gastos desnecessários e não cair em armadilhas de consumo. Afinal, a compra do material escolar acaba se tornando um dos grandes gastos do começo do ano.

A maior dúvida dos pais é como economizar com a lista de material escolar dos filhos sem ter que abrir mão de obter os itens que as crianças necessitam para iniciar o ano escolar.

Primeiramente, aproveite o que a criança já tem. Uma vez recebida a lista com os itens necessários para o ano letivo, pode-se fazer uma busca em casa pelos materiais que sobraram da série anterior.

Com eles em mãos, você pode encontrar itens praticamente novos que poderão ser reutilizados. Por meio dessa medida é possível economizar até 20% dos gastos.

No entanto, se as crianças resistirem à ideia de reutilizarem os materiais do ano passado, você pode propor uma atividade de reciclagem de materiais. Além de ensinar os pequenos a economizarem e evitarem gastos desnecessários, você ajudará a desenvolver o espírito lúdico.

 

Pesquisa e lista de material escolar

Antes de sair às compras da lista de material escolar, é importante pesquisar os preços em diversos pontos de vendas. Anote os valores e depois compare. Também faça buscas na internet e fique atento às promoções.

Na impossibilidade de comprar cada item em estabelecimentos diferentes, a saída é pesquisar a lista como um todo. Não se esqueça de avaliar a qualidade dos produtos, o preço e as condições de pagamento, procurando sempre negociar descontos ou melhores condições de pagamento.

 

Fazer as compras da lista de material juntamente com outros pais também pode ser uma maneira eficaz de economizar, pois muitas lojas dão um bom desconto para esse tipo de ação. Para isso, basta juntar duas ou três famílias com filhos na mesma série.

Outra regra para quem deseja economizar na compra na lista de material escolar é deixar as crianças em casa. Isto evita pressões pela aquisição de produtos da moda, que acabam trazendo um gasto extra e desnecessário.

 

Calma e atenção na hora da lista de material escolar

Além disso, é preciso de tempo e calma para visitar as lojas e negociar, com os comerciantes, o melhor preço. Se fizer isso correndo, a probabilidade de pagar mais caro é alta. Também desconfie do preço muito baixo de um único produto.

Em alguns casos, apenas ele possui um preço mais acessível, sendo que os demais itens da lista de material podem ser mais baratos em outras lojas. Na soma total, esta promoção pode não fazer diferença na economia da compra.

Fique atento aos itens proibidos da lista de material escolar. Leia a lista com atenção, pois a escola não pode exigir a compra de produtos de uso coletivo, como giz, detergente, lousa, entre outros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!