Nutrição

Suco de soja é considerado saudável? Entenda

Por Redação Doutíssima 04/03/2015

A soja é um alimento rico em nutrientes que previnem contra o câncer, diminuem os sintomas da menopausa, além de trazer benefício para a estrutura óssea. Mas existem prós e contra no consumo da soja. E algumas restrições estão no suco de soja.

suco de soja

Suco feito a partir da soja deve ser consumido com muita moderação pelas pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Suco de soja faz mal?

O suco de soja tem propriedades que promovem o desgaste dos dentes tanto quanto os sucos industrializados de laranja e limão. Mesmo que o suco da fruta esteja dissolvido na soja, ainda pode causar danos aos dentes.

Especialistas recomendam que apenas mulheres que já se encontram na menopausa consumam suco de soja e demais alimentos derivados do grão. Essa orientação se deve ao hormônio isoflavona que atua diretamente nas ondas de calor sofrida por mulheres que já estão na menopausa.

Porém, quando crianças consomem o suco de soja, por exemplo, o organismo delas entra na puberdade precocemente por causa desse hormônio.

A soja ainda pode ser prejudicial devido ao excesso de sódio. O organismo também apresenta dificuldades de digerir a soja. É importante ressaltar que os produtos à base de soja comercializados no Brasil apresentam baixos níveis de sódio, mas ainda representam riscos a saúde e o consumo excessivo desses produtos pode trazer problemas ao indivíduo.

Por isso, é essencial que o seu consumo seja moderado e não ocorra mais de duas vezes durante a semana.

A soja é um alimento de difícil digestão e, por isso, pode causar alergias em crianças menores de dois anos. Dessa forma, torna-se tão alergênica quanto a lactose. Evitar o seu consumo é essencial para as crianças não desenvolverem problemas de saúde mais sérios.

O suco de soja ou o leite de soja só devem ser introduzidos na dieta alimentar de crianças alérgicas ou intolerantes à lactose sob prescrição médica.

As necessidades nutricionais das crianças devem ser levadas em consideração. Leite de castanha e arroz são outras opções de bebidas que devem ser analisadas como opções para substituir a lactose.

Os alimentos derivados do grão devem ser evitados quando a criança sofre de intolerância à soja, para evitar agravamento do quadro alérgico.

Suco de soja: isoflavona e suas propriedades

A isoflavona é um hormônio encontrado em todos os alimentos derivados do grão da soja, inclusive nos sucos de soja.

Mas como esse hormônio atua no organismo? Além de diminuir os efeitos colaterais da menopausa, a isoflavona atua no combate de doenças crônicas e degenerativas, como câncer de mama, de colo do útero e próstata.

Antes de efetuar a compra de sucos de soja, é importante verificar a procedência desses produtos. Veja se são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Mulheres que têm problemas de saúde quanto ao consumo de hormônios, não devem consumir produtos à base de soja. Mesmo sendo um hormônio, a isoflavona não promove mudanças físicas, como alterações no tamanho de mama.

A soja não é um vilão, é apenas um alimento, assim como tanto outros que devem ser consumidos com moderação. O equilíbrio na dieta alimentar é sempre a melhor opção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros