Receitas

Confira como fazer leite de soja e aproveitar seus benefícios

Por Redação Doutíssima 09/10/2014

Quem tem intolerância à lactose ou deixar de consumir produtos de origem vegetal precisa aprender a fazer substituições na hora de cozinhar. Uma boa dica para os principiantes é descobrir como fazer leite de soja, que ajuda a substituir o leite animal pelo leite extraído diretamente dos grãos.

Benefícios de aprender como fazer leite de soja

Além disso, ao aprender como fazer leite de soja você estará por tabela aproveitando os benefícios que a soja traz, como, por exemplo, diminuir os sintomas da menopausa, TPM ou osteoporose, melhorar o humor e o estado psicológico da mulher, diminuir as doenças cardiovasculares, proteger os ossos e reduzir o colesterol.

como-fazer-leite-de-soja

Leite de soja é uma opção cheia de sabor para intolerantes à lactose. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer leite de soja passo a passo

Poucos ingredientes são necessários para você aprender como fazer leite de soja. Para executar a receita, você irá precisar de uma xícara de chá ou o equivalente a 200 gramas de soja e um litro de água filtrada.

Em primeiro lugar, escolha a soja, separando os grãos ruins. Após, pegue os grãos bons e coloque em uma panela com água previamente fervente. Mantenha essa mistura no fogo por cinco minutos. Passado esse tempo, escorra a soja e jogue água gelada para dar um “choque térmico”.

Feito isso, é chegada a hora de cozinhar novamente. Então, coloque os grãos para cozinhar no litro de água filtrada por 10 minutos. Depois de cozido pela segunda vez, espere amornar e leve a soja com a água junto para o liquidificador. A mistura deve ser triturada até que fique bem homogênea.

Use um pano de algodão limpo para fazer o processo de coar do seu leite. Ele deve ser bem apertado a fim de extrair o líquido e deixar os restos da soja no pano. O líquido coado é colocado novamente para uma panela e na sequencia levado para o fogo até ferver. Deixe ferver por dois minutos.

Pronto, agora você já sabe como fazer leite de soja, por fim, basta condicioná-lo em um recipiente bem fechado e esterilizado. Após condicionado, o leite pode ser conservado em geladeira por até 3 dias, se bem armazenado. Por isso, a dica é não preparar grandes quantidades e preferir a bebida sempre fresquinha.

Além disso, para incrementar a forma de como fazer leite de soja e deixá-lo mais saboroso, você poderá adicionar à receita uma colher de chá de essência de baunilha. Outra dica que pode trazer um gosto todo especial para a sua receita de leite de soja é acrescentar no lugar da essência de baunilha, uma colher de sopa de mel.

Atenção: se a o leite de soja for utilizado em receitas culinárias e não apenas bebido, o recomendado é que ele seja usado em seu estado natural, sem adição de outro ingrediente. Dessa forma, você não compromete o sabor do prato.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!