Guia dos Dentes

Desgaste do esmalte dental: sintomas e tratamentos

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

sensibilidade-1

Já conhecemos muitas informações sobre a formação do esmalte, sobre a composição do esmalte e até mesmo sobre o que precisamos fazer para fortalecer o esmalte e equilibrar a relação desmineralização e remineralização. Hoje vou focar em um assunto muito importante que é com respeito aos sinais, sintomas e tratamentos relacionados ao desgaste do esmalte dental.

sensibilidade-4

Quando ocorre um desgaste do esmalte dental, acontece uma série de modificações que são prejudiciais ao elemento dental e ao organismo como um todo. Quando o dente apresenta desgaste do esmalte dental, ele vai apresentar uma série de sinais e sintomas que precisam ser reconhecidos para que você possa procurar tratamento o mais rápido possível.

– Quando falamos de sinais e sintomas, falamos de o que você pode sentir ou o que pode ser visto clinicamente.

– O paciente com desgaste de esmalte, apresenta clinicamente alterações como: fraturas ou ranhuras no dente, trincas, alterações de coloração ou de reflexo à luz.

 

– Com relação ao que um paciente com desgaste do esmalte dental sente, vemos comumente: sensibilidades das mais variadas, dores em determinadas regiões ou mesmo “pontadas” na região do osso em torno do dente que está com desgaste.

– O desgaste pode envolver somente um dente ou um grupo de dentes. Esse grupo de dentes pode estar junto ou em locais diferentes da boca. Vemos muitos problemas de oclusão que causam esse tipo de desgaste do esmalte dental em vários locais pela boca. Um simples dente arrancado precisa de colocação imediata de uma prótese ou implante ou pode provocar problemas graves de desgaste do esmalte dental.

sens-1

A partir do momento que é diagnosticado o desgaste do esmalte dental, quanto mais rápido o tratamento, menores as consequências causadas e a maioria dos tratamentos se referem ao revestimento do esmalte ou tentativas de fortificar o esmalte que está desgastado:

– Recobrimentos do local com resina ou selamentos ou mesmo colocação de facetas, jaquetas ou preparos mais extensos para coroas.

sensibilidade-2

– Tratamentos com a intenção de remineralização do local como aplicação local de flúor em maiores concentrações e por intervalos de tempo específicos, feito pelo dentista e de forma bem controlada.

– Adequação da dieta é muito importante e para isso, temos um protocolo bem eficaz de dieta.

– Em caso de problemas causador por uma mordida errada, o aparelho dental é obrigatório para que o caso seja tratado com perfeição.

sensibilidade-3

O importante é tentar prevenir o desgaste do esmalte dental mas se você já estiver com desgaste do dente, precisa ficar atendo para os sinais, sintomas e tratamentos. A prevenção é o melhor remédio, nunca esqueça disso.