Fitness

Aprenda a aumentar a sua energia e disposição, por Giovana Guido

Por Giovana Guido 30/03/2015

O cansaço e o desânimo viraram seus amigos íntimos? Não deixem que eles tomem conta de você e aprenda a ter mais energia e disposição para trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, das atividades doméstica e até mesmo para curtir uma balada com os amigos.

 

Saiba que uma boa alimentação é a única maneira de manter o funcionamento perfeito do seu metabolismo e garantir um bom desempenho físico, mental e emocional. Quanto menos você cuidar da sua alimentação, mais problemas de saúde e disposição você terá. Fique de olho nas dicas abaixo e mude agora a sua maneira de viver!

 

melhorar a disposição

Alguns cuidados são essenciais para se ter boa saúde e disposição. Foto: iStock, Getty Images

1- Cuide do seu lado físico

 

Atividades regulares revitalizam seu corpo e mente em questão de minutos, melhorando também a oxigenação. Esse processo leva os nutrientes dos alimentos para as células vermelhas do sangue com mais hemoglobinas e maior transporte de oxigênio. Os exercícios também ajudam no combate ao estresse, ansiedade e melhora da autoestima.

 

2- Alimente-se de 3 em 3 horas

 

Comer frequentemente evita a hipoglicemia, depósitos de gordura, sonolência, preguiça, cansaço. A alimentação correta ajuda também a acelerar o seu metabolismo e contribui para melhorar a sua disposição.

 

3- Evite açúcar refinado e doce

 

Esses alimentos proporcionam energia imediata, mas logo a sensação de energia é substituída pelo cansaço e desejo por mais doces (a glicemia sobe e depois cai rapidamente). Proteja-se dessa armadilha consumindo carboidratos complexos e integrais para energia mais permanente.

 

disposição

Procure um nutricionista apra te orientar sobre os melhores alimentos para o seu perfil. Foto: Shutterstock.

 

4- Livre-se do excesso de peso e gordura abdominal

 

O acúmulo de gordura causa preguiça, cansaço e fadiga. Menos peso = mais energia e disposição. Procure um profissional e começe já a sua reeducação alimentar.

 

5- Tome um bom café da manhã diariamente

 

Mesmo que não esteja com fome ao acordar, seu corpo precisa repor os nutrientes que foram consumidos durante o sono. Ao comer logo que acorda, você dá um estímulo matinal ao metabolismo.

 

boaalimentacao

Uma boa alimentação é fundamental para a saúde do seu corpo e mente. Foto: Shutterstock

 

6- Faça uma refeição leve e energética no almoço

 

Se você é vítima da “depressão pós-prandial” (cansaço e sono após o almoço, resultado de uma refeição rica em proteínas, gorduras e doces), está na hora de mudar a composição do que você come. Faça uma refeição de salada com carne magra e pão integral, sopa de vegetais com frango, salada com grelhado e sucos naturais.

 

7- Evite o excesso de café com açúcar

 

Além de viciar, essa mistura engorda e assim como os doces, proporciona uma energia momentânea. O café é excelente fonte de energia, mas o açúcar acaba roubando essa propriedade.

 

8- Consuma vitamina do complexo B

 

As vitaminas do complexo B aceleram o metabolismo e evitam o cansaço e desânimo. Uma dica é consumir levedo de cerveja em cápsulas.

 

 

suplementos1

As vitaminas são boas aliadas em uma dieta equilibrada. Foto: Shutterstock.

 

9- Alimentos que melhoram a sua disposição

 

Consuma sempre que possível alimentos que são aliados do seu metabolismo e que te ajudam a manter a energia e disposição. Não deixe de fora da sua dieta o chá verde, banana com aveia e mel, pimenta, sucos naturais, frutas, proteínas magras, massas integrais, iogurte light, frutas secas e as castanhas e nozes.

 

Drink energético

 

Para turbinar o seu metabolismo prepare um drink delicioso com os seguintes ingredientes. 2 colheres de sopa de mel + 1 copo de suco de frutas + pedaços de frutas secas + pedacinhos de castanhas. O ferro do mel e das castanhas associa-se rapidamente à vitamina C das frutas, nutrindo rapidamente as células.

 

 

Giovana Guido6

 

Giovana Guido é a atual campeã paulista na categoria Bikini Fitness, vice campeã brasileira e 11° melhor atleta do mundo nesta modalidade. Ela é parceira do Doutíssma e ensina como aliar uma boa dieta à prática de exercícios físicos. Foto: Benjamin Brignola.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!