Exercícios > Fitness

Qual é a melhor forma de perder a barriga? Confira os truques

Por Redação Fortíssima 12/05/2016

Eliminar peso pode ser uma tarefa difícil, mas acabar com a gordura localizada costuma ser ainda pior.  Afinal, qual é a melhor forma de perder a barriga? O segredo passa por descobrir o que está impedindo você de chegar ao seu objetivo. Os motivos, acredite, podem ser os mais variados.

Uma gordura difícil de perder

A gordura abdominal costuma demorar a sumir mesmo quando você perde peso. Você já se perguntou por que isso acontece? Inúmeros fatores são capazes de contribuir para que isso aconteça. Às vezes nem os exercícios específicos parecem dar resultado.

O motivo pode estar relacionado à memória do músculo. Eles são facilmente trabalhados, mas depois de algum tempo  param. Ou seja, o processo costuma ficar mais difícil conforme você envelhece. Isso se dá devido a alterações hormonais e o processo de envelhecimento em si.

Pré-menopausa e a menopausa também afetam a gordura da barriga. A gravidez e o parto, da mesma forma, mudam os seus músculos abdominais. Pensa que para por aí? Nada disso. Coloque na lista o estresse.

Quando ele está presente, ocorre a liberação de um hormônio chamado cortisol, que pode aumentar a quantidade de gordura acumulada na região da barriga, especialmente se o estresse for frequente e intenso.

Qual é a melhor forma de perder barriga?

Perder barriga não depende apenas dos exercícios ou da alimentação. Foto: iStock, Getty Images

Então, qual é a melhor forma de perder a barriga?

Perder barriga não é uma tarefa fácil, mas tampouco impossível. Veja algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Vale lembrar que não existe mágica ou resultado que venha de um dia para o outro e às vezes é importante parar e refletir sobre os motivos que levaram você a buscar essa mudança.

  • Durma o suficiente

Se você quer trabalhar até tarde da noite, repense esse hábito. Quando seu organismo está desregulado, a tendência é que você coma mais. Estar cansado também costuma resultar na ânsia por açúcar e outros alimentos ricos em gordura. Outro efeito é a alteração hormonal, inclusive nos níveis de cortisol.

  • Faça treinos com rajadas curtas de exercícios

Deixe de lado todas aquelas flexões e faça exercícios que envolvam vários grupos musculares e trabalhem seu sistema cardiovascular. A corrida pode ser uma boa opção.

  • Beba mais leite

De acordo com um estudo publicado pela Universidade de McMaster, no Canadá, a ingestão regular de leite, juntamente com exercícios, vai fazer você perder gordura da barriga mais rapidamente.

  • Saiba que o açúcar é seu inimigo

Combater a gordura da barriga é 80% ter uma dieta saudável. Reduzir as calorias e incluir proteínas, legumes, cereais integrais é a melhor opção.

  • Consuma vitamina C

A vitamina C ajuda a equilibrar os picos de cortisol. Além de ser uma boa maneira de combater um resfriado, ela é também essencial para a produção de carnitina, um composto usado pelo corpo para transformar gordura em energia.

E aí, qual é a melhor forma de perder a barriga? Você usa algum outro truque? Conte para a gente.