Escolher o soutien pode parecer uma tarefa fácil, mas é preciso levar em consideração fatores como o tamanho dos seios e, principalmente, a largura das costas.
Segundo especialistas, 80% das mulheres compram a peça de forma errada e sofrem com dores nos ombros e na coluna.
A importância do soutien
O soutien é uma peça feminina que revela a intimidade, a sedução, a maternidade e sobretudo o cotidiano da mulher, desde a antiguidade. Cada época foi marcada por um modelo emblemático. Quem não lembra do triângulo de Bettie Page, da Beat Generation, e do cône provocador de Madonna, criado por Jean Paul Gaultier nos anos 80? Como esquecer o push-up usado pela top Eva Herzigova, em 1994, ou o modelo colegial usado por Britney Spears, nos anos 2000?
Para cada menina, a compra do primeiro soutien é um momento único, uma passagem inicial em direção ao cotidiano de uma mulher adulta. O corpo dela vai mudar mudar e as necessidades vão se renovar ao longo da vida.
O soutien não é somente um acessório de moda, mas uma peça necessária à manutenção do tônus do busto. Com o tempo, as fibras da pele dessa região do corpo amolecem e os seios perdem a firmeza. Mesmo os pequenos seios podem ficar mais flácidos, com a idade.
Existe um modelo perfeito de soutien para cada situação do dia-a-dia. Em alguns momentos ele é mero coadjuvante, passa desapercebido em baixo da roupa. Em outros ele é protagonistas, um elemento de sedução que pode enlouquecer os homens. Mas o modelo preferido das mulheres, pra usar todos os dias, é aquele confortável e básico que vai bem com todas as peças de roupas.
Para escolher o soutien que se adapta melhor ao seu corpo, é importante seguir à risca as especificações de cada tamanho:
Tamaho A: esses soutiens são destinados às mulheres que têm costas mais largas e bustos pequenos.
Tamanho B: são perfeitos para as mulheres mais proporcionais, que têm o mesmo tamanho de costas e busto.
Tamanho C: devem ser utilizados por mulheres que têm costas finas e seios grandes
Dicas para escolher o soutien correto
- Os arcos do soutien têm que contornar todo a curva do seio.
- Os bojos não devem sobrar nem dividir os seios.
- Os modelos com as laterais mais grossas são ideais para as mulheres que querem esconder a gordurinha em baixo do braço.
- A parte das costas não pode apertar, subir ou descer conforme os movimentos.
- Os seios precisam estar acomodados de forma que o bojo não marque a pele, tanto nas laterais, quanto na parte superior.
- Os mamilos devem estar centralizados e dentro do bojo.
- As alças devem ser bem reguladas, sem escorregar.
- As mulheres mais gordinhas devem sempre optar por soutiens com alças duplas e mais largas.
- Ao longo do dia, é importante mudar a posição das alças do soutien no ombro. Isso impede que a pele fique machucada.
- Soutiens de renda diminuem o tamanho dos seios.
- Os soutiens do tipo triângulo são os mais indicados para as mulheres com pouco busto.
Modelos de soutien
Existem vários tipos e modelos de soutiens, mas é importante saber que nem todos são adequados ao seu biotipo. Por isso fique atenta e escolha somente as peças que valorizam seu busto.
Triângulo: para mulheres com seios mais rígidos. O formato em triângulo é uma opção perfeita para quem necessita de sustentação. A maioria não têm aros e possui alças mais finas. Indicado para as mulheres com seios mais durinhos, pequenos e médios.
Tomara que caia: sustentam os seios sem auxílio de alças. Modelos estruturados com taças espumadas, aro e laterais reforçadas, garantem maior sustentação. Indicado para seios rígidos e menores.
Balconê: esse modelo é mais sensual e tem um decote bem cavado. Ele é ideal para decotes em forma de quadrado, devido suas alças mais distantes. O balconê levanta o busto, causando o mesmo efeito que o espartilho. Esse tipo de soutien é indicado para as mulheres de seios pequenos e médios.
Push up: sutiã de bojo com volume interno e aro, além dos acessórios click para fechamento do sutiã na parte frontal. Esse modelo aumenta e junta os seios. Ideal para bustos separados, pequenos ou médios.
Frente única: suas alças contornam o pescoço, deixando as costas à mostra. São próprios para quem tem seios pequenos e médios. Não é indicado para bustos volumosos, pois pode provocar dores no pescoço.
Nadador: o formato “Y” nas costas permite maior liberdade aos movimentos. Indicado para quem deseja esconder as alças do sutiã.
Taça C: possue maior profundidade que os tradicionais. Geralmente, tem suporte com aro e não possuem enchimento. Especial para quem tem o tórax mais estreito e busto grandes.
Meia-taça: Esse tipo de soutien é ideal para quem tem o busto médio ou pequeno. Ele é muito usados para valorizar o decote, sem aumentar o volume dos seios.
Maternity: Taças com abertura funcional e cobertura destacável, com clipe. Especial para mulheres que estão amamentando.
Esportivo: a estrutura das taças e alças mantém os seios firmes durante a prática esportiva. Próprio para quem possui seios maiores.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!