Beleza > Cabelos

Conheça 10 motivos que ajudam a deixar os cabelos desbotados

Por Redação Doutíssima 05/10/2015

Ao pintar as madeixas ou fazer um tratamento químico de alisamento, as mulheres desejam manter o visual novo sempre em alta. Mas, sem alguns cuidados, o resultado podem ser cabelos desbotados. A boa notícia é que, através de pequenos detalhes, é possível preservar a cor e o aspecto brilhante dos fios.

cabelos desbotados istock images doutíssima

Cuidados ajudam a preservar a cor e o aspecto brilhante dos fios e evitam o desbotamento. Foto: iStock, Getty Images

O hair stylist Nino Brazil’s elencou dez motivos que contribuem para prejudicar o efeito da progressiva e deixar os cabelos desbotados. São eles:

1. Excesso de aplicação de química

2. Falta de hidratação semanal

3. Falta de reconstrução pós-química

4. Usar shampoo de baixa qualidade

5. Uso excessivo de prancha em casa

6. Deixar resíduo de condicionador no cabelo

7. Deixar resíduo de máscara hidratante no cabelo

8. Clarear e escurecer o cabelo

  1. Usar a prancha com temperatura muito alta

10.Deixar resíduo de progressiva no fio

Cabelos desbotados: como evitar?

Segundo Nino, ao prestar atenção nos descuidos que ocasionam o efeito desbotado nos fios, já é possível averiguar algumas práticas que ajudam a evitar esse problema. “O cabelo loiro, especialmente, tende a ficar ressecado e poroso. Por isso, realizar hidratações semanais com uma máscara rica em graxos e aminoácidos é indispensável”, pontua.

O profissional também recomenda o uso de uma linha matizadora de home care, que ajuda a manter a cor bonita. Ele explica que o cabelo desbotado é resultado de cutículas abertas, o que demanda tratamentos que devolvem massa capilar ao fio, selando a cutícula.

“No salão de beleza, a cliente pode fazer uma reconstrução capilar, para rejuvenescer as madeixas, evitar as pontas duplas e o desbotamento”, esclarece. Para prevenir o aspecto pouco saudável no cabelo, o expert recomenda também o uso diário de um leave-in com  filtro solar, que protege o fio contra raios UVB, cloro de piscina, sal do mar, água e poluição.

Escolher bons cosméticos é igualmente importante para manter a beleza dos fios em dia. “Os principais produtos que auxiliam na manutenção são os shampoos sem sal, os condicionadores e as máscaras ricas em graxos e aminoácidos”, acrescenta o especialista.

É importante ressaltar, no entanto, que mesmo com todos esses cuidados, uma manutenção eventual nos fios é inevitável. “A manutenção dependerá de cada cabelo. Para ficar com um loiro bonito, o ideal é fazer uma visita quinzenal ao salão, tanto para matizar os fios, quanto para realizar o retoque na raiz”, explica Nino.

Shampoo inadequado é o principal vilão

O hair stylist alerta que o maior inimigo da coloração é o shampoo de baixa qualidade. “Esses produtos contêm alta concentração de lauril, que é utilizado para a limpeza do fio. Mas em quantidades inadequadas, essa matéria-prima, que é um verdadeiro detergente, limpa mais do que o necessário”, esclarece.

O resultado da limpeza excessiva, segundo ele, é o ressecamento dos fios. “Assim, aos poucos, o shampoo vai retirando todos os pigmentos artificiais das colorações e químicas”, confirma o profissional. Por isso, anote aí a dica: invista em um produto sem alta concentração de sal e detergente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!