Quer uma nova forma de como acabar com a celulite? Acredite, você não é a única. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez mulheres possuem esse problema em algum grau.
Estilo de vida e fatores genéticos contribuem para o incômodo, caracterizado pelo excesso de gordura na pele. Entretanto, algumas dicas de como acabar com a celulite são capazes de ajudá-la a resolver o problema.
Quer saber como acabar com a celulite?
Hoje em dia é muito comum a maioria das mulheres se espelham em algumas personalidades do mundo fitness e seus cuidados com a beleza e o corpo. Um dos detalhes que saltam aos olhos do público feminino é que elas não têm celulite.
Uma dessas musas é a blogueira Camila Serakides, do blog Miss Fit, que mantém uma rotina de cuidados para manter a pele longe do aspecto de casca de laranja.
“Além de uma alimentação saudável e exercícios físicos, existem diversos produtos que também são nossos aliados, como cremes à base de cafeína, por exemplo. As meias de compressão também são recomendadas, pois elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea e também aumentam a elasticidade da pele”, explica Camila, que tem dicas valiosas sobre como acabar com a celulite.
Como acabar com a celulite em 6 dicas
Quer saber como acabar com a celulite? Claro que não é de uma hora para outra. A solução está na combinação de diferentes fatores. Confira a seguir.
1. Beber muito líquido
Faz bem para a saúde e ainda ajuda a lavar o excesso de toxina do nosso corpo, além de ajudar no transporte de nutrientes e oxigênio para as células. Vale lembrar também que a água é uma arma poderosa na quebra e na eliminação da gordura.
2. Cosméticos
Cremes que contenham cafeína são um bom aliado, pois estimulam a circulação sanguínea e contribuem para reduzir as células de gordura.
3. Protetor solar
O colágeno da pele é danificado pelos raios UV, o que torna a celulite mais perceptível.
4. Meias de compressão
O seu uso traz os benefícios da compressão graduada, como a melhora da circulação sanguínea, o alívio do desconforto e do inchaço nas pernas e também previne o aparecimento de varizes.
5. Alimentação balanceada
É fundamental ter uma dieta à base de alimentos ricos em água, antioxidantes e diuréticos. A restrição do sódio, frituras, embutidos e doces também auxilia na prevenção e a acabar com a celulite.
6. Exercício físico
Praticar esportes, ou uma simples caminhada diária, pode ajudar bastante na redução da celulite, já que elas se formam nas áreas em que há menos circulação.
O que causa a celulite?
As causas da celulite não são bem compreendidas, mas existem várias teorias que têm sido formuladas como explicações. Entre elas estão:
Fatores hormonais
Hormônios provavelmente desempenham um papel importante no desenvolvimento da celulite. Muitos acreditam que estrogênio, insulina, noradrenalina, hormônios da tireoide, e prolactina são parte do processo de sua produção.
Genética
Certos genes são necessários para o desenvolvimento da celulite. Genes podem predispor um indivíduo com características específicas associadas à celulite – como gênero, raça, metabolismo lento, distribuição da gordura logo abaixo da pele e insuficiência circulatória -, a desenvolvê-la mais facilmente.
Dieta
Pessoas que comem muita gordura, carboidratos ou sal e pouca fibra são susceptíveis a ter maiores quantidades de celulite.
Estilo de vida
A celulite é mais prevalente em fumantes, em quem não pratica atividade física e em quem fica numa posição específica por longos períodos de tempo.
Roupa
As peças com elástico apertado entre os glúteos (que limitam o fluxo de sangue) podem contribuir para a formação de celulite.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!